Navegando por Assunto "Administração de empresas"
Agora exibindo 1 - 6 de 6
- Resultados por Página
- Opções de Ordenação
Item Análise e melhoria de processos operacionais em uma empresa do setor de varejo em Serra Talhada - PE: um estudo de caso(2022-10-07) Silva, Júlio Daniel Cabral da; Silva, Paulo Mello da; http://lattes.cnpq.br/8976586263200932; http://lattes.cnpq.br/2016490426791753A pesquisa em questão é de natureza aplicada e de cunho qualitativa e exploratória, sendo que os procedimentos técnicos utilizados foram a pesquisa documental, para que o pesquisador desenvolvesse conceitos, ideias e entendimentos sobre o assunto abordado, a fim de alcançar os resultados desejados. O foco deste estudo foi, em um primeiro momento, identificar os processos críticos dos setores de vendas e logística de uma empresa, mapeá-los, identificando as possibilidades de melhoria através de ferramentas de gestão de processos e modelá-los por fluxogramas de processos, de forma a viabilizar o alcance do principal objetivo deste estudo: padronização de processos nas operações de vendas e logística. Os processos com as propostas de melhorias dos referidos setores foram elaborados, alcançando os objetivos definidos e os resultados desejados.Item Desafios enfrentados pelas micro e pequenas empresas da região metropolitana do Recife em decorrência da pandemia de Covid-19(2023-04-27) Nascimento, Rodrigo Candido do; Moraes, Ionete Cavalcanti de; http://lattes.cnpq.br/3001719131827577In 2020, the world faced a health crisis caused by Covid-19, its consequences impacted on various aspects of life in society. With micro-enterprises it was no different, therefore, this work aims to identify the factors that negatively impacted micro and small companies in Recife and the metropolitan region, as a result of the Covid 19 pandemic. This is a quantitative and descriptive study. For data collection, 39 structure questionnaires were applied to the MPEs managers. The main difficulties encountered at the peak of the pandemic (2020-2021) by entrepreneurs were: lack of working capital, difficulty in sales and financial imbalance. Entrepreneurs also cited the increase in raw materials and their scarcity, the mandatory closure of trade, and for some, the decrease in credit due to late payments. Many of these difficulties remained after the peak of the pandemic (2022-2023).Item Environmental, Social And Governance (ESG): um estudo bibliométrico(2023-04-26) Silva, Allan Alexandre da; Souza, Angela Cristina Rocha de; http://lattes.cnpq.br/1030836126649193; http://lattes.cnpq.br/4439803851256802Item Estudo da percepção do home office pelos funcionários de uma fundação de apoio a uma instituição federal(2023-05-02) Souza, Erica Amancio de; Pinho, Marco Aurélio Benevides de; http://lattes.cnpq.br/2714666465429956Item Logística 4.0: uma revisão da literatura(2023-05-08) Vidal, Josueldo Bezerra; Cunha, Maximiliano Wanderley Carneiro da; http://lattes.cnpq.br/0105516187749549As mudanças tecnológicas dos últimos anos impactaram todos os setores da sociedade, incluindo a administração de empresas, que precisou se adaptar a essas transformações para se manter atualizada e competitiva. A logística é uma das áreas que passou por profundas mudanças, especialmente durante a pandemia da Covid-19, que obrigou as organizações a se reinventarem para evitar o colapso. A logística 4.0, que utiliza tecnologias digitais e grandes volumes de dados e informações para tornar as organizações mais inteligentes, é uma área recente e pouco explorada academicamente. Esta pesquisa se justifica por enfocar um tema atual e relevante para o campo da administração de empresas e busca contribuir para os estudos acadêmicos nessa área ainda pouco explorada. Foi realizada uma revisão da literatura científica sobre a logística 4.0 em português nos últimos anos, utilizando os principais sites de busca de artigos acadêmicos. A seleção de artigos de periódicos e eventos foi priorizada devido à escassez de estudos de caso sobre o tema até o momento. E, embora esta seja uma pesquisa bibliográfica com limitações, a contribuição está no fato de que ainda existem poucos trabalhos sobre a logística 4.0 no Brasil, apesar de ser uma área da administração já consolidada em outros países. Essa pesquisa tem como objetivo compreender e aprimorar essa ferramenta administrativa, além de contribuir para a produção de conhecimento na área da logística 4.0 no Brasil.Item Sobrevivendo à crise: um estudo sobre as principais estratégias de marketing adotadas por empresas brasileiras durante a pandemia da Covid-19(2023-04-25) Xavier, Adeilson Sobreira; Bilar, Alexsandro Bezerra Correia; http://lattes.cnpq.br/4369592935630639As estratégias de marketing são de suma importância para alavancar a produtividade das organizações e mantê-las aptas para lidar com desafios e inovar em soluções. Diante do cenário de pandemia da covid-19, as empresas foram significativamente afetadas e muitas encerradas. Este estudo teve como objetivo central evidenciar as principais estratégias de marketing utilizadas por empresas brasileiras, diante da propagação do vírus da covid-19. Para tanto, foram identificados os maiores desafios enfrentados por essas organizações e descritas as medidas de sobrevivência mais relevantes que elas adotaram. O estudo foi realizado por meio de uma revisão sistemática da literatura, classificando-se como uma pesquisa qualitativa. Optou-se pela plataforma Portal de Periódicos da CAPES para a coleta de dados, selecionando-se artigos científicos em português indexados no período de 2020 a 2022, analisados através da técnica da análise de conteúdo. Verificou-se que a pandemia teve impacto direto na queda da demanda de produtos e serviços, escassez de recursos, diminuição na produtividade e a elevação dos custos operacionais, fechando fronteiras e causando aumento nos custos de produção. Constatou-se a necessidade de renegociação de despesas, redução de tributos e campanhas de marketing para minimizar os efeitos da pandemia.
