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Navegando por Assunto "Acessibilidade digital"

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    Análise da acessibilidade para pessoas com deficiência visual e auditiva em redes sociais
    (2024-10-01) Lima, Thiago Ferreira de; Falcão, Taciana Pontual da Rocha; http://lattes.cnpq.br/5706959249737319; http://lattes.cnpq.br/5181649435278623
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    Governo eletrônico e acessibilidade digital : reflexões iniciais sob a ótica de pessoas com deficiências auditiva e visual
    (2024-12-02) Silva, Cleiton Luiz Cabral da; Correia Neto, Jorge da Silva; http://lattes.cnpq.br/6369240444943934
    O direito de acesso aos serviços públicos ofertados de forma digital deve contemplar a todos, inclusive aqueles com algum tipo de deficiência. Este estudo analisou a acessibilidade digital nos serviços governamentais online do município de Nazaré da Mata – PE, com foco nas barreiras enfrentadas por pessoas com deficiências auditivas e visuais. A pesquisa teve abordagem exploratória e descritiva, com coleta de dados documental e entrevistas semiestruturadas. Foram entrevistadas duas pessoas, uma com deficiência auditiva e outra com deficiência visual, e os dados foram analisados com base no e-MAG, na Lei Brasileira de Inclusão e nas diretrizes do W3C. Os resultados revelaram que o portal eletrônico do município não está em conformidade com as diretrizes de acessibilidade, limitando o acesso autônomo dessas pessoas a informações e serviços online. Concluiu-se que é necessário implementar melhorias, como a janela com intérprete de Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), a legenda em vídeos e a compatibilidade com leitores de tela, para garantir inclusão digital e plena cidadania das pessoas com deficiência. São também propostos estudos futuros.
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    Utilização do ChatGPT para auxiliar no desenvolvimento de sites mais acessíveis
    (2025-03-21) Wei, Mateus Anderson da Silva; Falcão, Taciana Pontual da Rocha; http://lattes.cnpq.br/5706959249737319; http://lattes.cnpq.br/6635792553693298
    A acessibilidade digital é um fator essencial para garantir a inclusão de pessoas com deficiência no ambiente online. No entanto, a baixa adoção de boas práticas de acessibilidade ainda é um problema significativo, especialmente no desenvolvimento de websites, onde são comuns falhas como baixo contraste de cores, ausência de textos alternativos em imagens e estrutura semântica inadequada do HTML, o que pode comprometer o funcionamento de tecnologias assistivas. Este estudo investiga como o ChatGPT pode auxiliar desenvolvedores na criação de sites acessíveis, fornecendo recomendações e melhorias com base nas diretrizes do WCAG (Web Content Accessibility Guidelines). Para isso, foi conduzida uma análise das principais dificuldades enfrentadas no desenvolvimento de sites acessíveis e um experimento prático no qual um site foi desenvolvido utilizando sugestões do ChatGPT. Os resultados foram validados por meio da ferramenta ASES e do modelo de acessibilidade eMAG, evidenciando que, embora o ChatGPT seja uma ferramenta útil para identificar e corrigir barreiras de acessibilidade, a verificação humana continua sendo indispensável para garantir um alto nível de acessibilidade.
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    WebForAll: Simplificando o entendimento da WCAG com gamificação
    (2024-03-08) Serafim, Maria Giulia Maia; Burégio, Vanilson André de Arruda; http://lattes.cnpq.br/3518416272921878; http://lattes.cnpq.br/0667725413041028
    In the digital age, web accessibility is a growing concern, aiming to ensure that everyone can fully enjoy online resources. However, this concern is often not prioritized in software projects due to a lack of basic knowledge on how to implement it. This work addresses the research problem: How to facilitate understanding of the Web Content Accessibility Guidelines (WCAG)? To solve it, Design Thinking was adopted as the methodology. Based on this methodology and aiming to solve the identified problem, an innovative solution was proposed: an educational platform that not only teaches these guidelines but does so in an engaging and motivating way through gamification.
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