Navegando por Assunto "Álcoois"
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Item Avaliação das concentrações dos ácidos e ésteres graxos na produção de biodiesel de óleo de soja por transesterificação alcalina(2019-02-05) Gusmão, Amanda de Sena; Souza Filho, Manoel de Farias; Silva, Benjamim Henrique de Lima e; http://lattes.cnpq.br/9229641856436016; http://lattes.cnpq.br/2399784507334824; http://lattes.cnpq.br/3454183782800995O biodiesel é um biocombustível alternativo ao diesel de petróleo. É constituído por uma mistura de ésteres monoalquílicos de ácidos graxos. Normalmente é obtido por transesterificação alcalina de oleaginosas ou gordura animal com álcoois de cadeias curtas como o metanol e o etanol. A transesterificação para produção de biodiesel é um processo que envolve efeitos de transferência de massa e de reação química. Nesse sentido, álcoois (metanol ou etanol) e óleo de soja refinado foram misturados na razão molar álcool:óleo de 6:1 e agitados à temperatura de 60 °C com velocidade de agitação de 600 rpm a fim de se analisar a transferência de massa dos ácidos graxos individuais que compõem o óleo de soja para fase álcool, tendo em vista o processo de transesterificação para a obtenção de biodiesel. Amostras da fase álcool foram coletadas ao longo do tempo, transesterificadas usando método analítico e analisadas por cromatografia gasosa. No processo reativo, biodiesel foi produzido a partir de óleo de soja refinado, utilizando os álcoois metanol e etanol. Operou-se os experimentos nas condições especificadas acima, utilizando hidróxido de sódio como catalisador na concentração de 0,5 % (m/m) em relação ao óleo. As evoluções das concentrações de ésteres alquílicos (biodiesel) ao longo do tempo foram obtidas por análises em cromatografia gasosa. Análise comparativa foi feita da avaliação temporal e dos rendimentos dos ésteres graxos individuais. A análise dos resultados mostrou que os ácidos graxos em maiores concentrações na matéria-prima (C16:0; C18:1; C18:2) alcançaram maiores níveis de transferência de massa na fase álcool (etanol; metanol). Nos sistemas reativos, observou-se que os ésteres de ácidos palmíticos e linoléicos foram favorecidos no processo enquanto que os de ácidos oléicos apresentaram menor reatividade.Item Proposta de sequência didática sobre a função orgânica álcool com foco na prevenção do uso abusivo de bebidas alcoólicas: análise a partir de aspectos da Teoria da Atividade de Leontiev(2018-08-15) Silva, Fábio Calado de Melo; Simões Neto, José Euzébio; http://lattes.cnpq.br/3560726840212196O presente trabalho apresenta uma proposta de sequência didática (SD) para ensino da função orgânica álcool com foco na prevenção ao uso abusivo de bebidas alcoólicas. A escolha pelo tema do alcoolismo foi suscitada pela proximidade do autor a pessoas que sofrem direta ou indiretamente com o problema do uso desmedido ou continuado do álcool. Essa Sequência Didática é composta de atividades que buscam comtemplar as dimensões pedagógica e epistemológica descritas por Méheut e foi estruturada em seis momentos utilizando o método 5E, proposto por Patro. O primeiro momento foi pensado para que os alunos respondessem a um questionário para levantamento de suas concepções prévias sobre o tema; o segundo momento consiste na exibição de um vídeo sobre alcoolismo e anotações/apontamentos sobre pontos relevantes; no terceiro momento foi pensado ocorrer a leitura do artigo “Alcoolismo e Educação Química”; O quarto momento corresponde a aula expositiva dialogada sobre aspectos científicos da função álcool; no quinto momento foi pensada a realização de pesquisa em sala sobre aspectos conceituais e sociais do uso do etanol; e, por último, no sexto momento, deverá ser realizada a avaliação. As atividades propostas na sequência foram analisadas a partir de algumas categorias da Teoria da Atividade de Leontiev, dentre elas: objetivos, ações, sujeitos, sistema de operações e resultados. A análise dos resultados permitiu perceber que a sequência didática tem potencial para atingir seus objetivos se as operações escolhidas para a atividade forem compatíveis com as ações cognitivas almejadas e necessárias a assimilação dos conceitos associados ao objeto pretendido.
