Logo do repositório
Comunidades & Coleções
Busca no Repositório
Guia Arandu
  • Sobre
  • Equipe
  • Como depositar
  • Fale conosco
  • English
  • Português do Brasil
Entrar
Novo usuário? Clique aqui para cadastrar.Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Wanderley, Bruna Luna"

Filtrar resultados informando o último nome do autor
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por Página
  • Opções de Ordenação
  • Imagem de Miniatura
    Item
    A música e a ação docente com crianças de 03 anos em um CMEI na cidade do Recife
    (2022-10-05) Wanderley, Bruna Luna; Carvalho, Maria Jaqueline Paes de; http://lattes.cnpq.br/9755289492514554; http://lattes.cnpq.br/3192089376789185
    O presente trabalho objetivou compreender a prática docente de musicalização no cotidiano de crianças de três anos em uma CMEI municipal da cidade do Recife. Como objetivos específicos: descrever as situações de uso da música em sala de aula; identificar o repertório musical usado no CMEI pesquisado; perceber a ação docente durante o trabalho com música. A pergunta que norteou nosso trabalho foi: Como acontecem as práticas de musicalização na educação infantil? A pesquisa teve um caráter qualitativo, para suceder a coleta de dados foi utilizada como procedimento básico a observação participante e como instrumento o diário de campo. Os dados foram coletados por seis dias, totalizando 24 horas, no período de 13 a 21 do mês de junho. Para realizar a análise dos dados, estes foram categorizados sob a luz da técnica de análise de conteúdo na perspectiva de Bardin (2011). O levantamento teórico baseou-se principalmente em Brito (2003), Maffioletti (2007) e Oliveira (2019).Os sujeitos da pesquisa foram a professora e os alunos do grupo 03. Os dados obtidos mostram que a música aparece com propósitos distintos sendo empregada como recurso pedagógico, para marcar momentos específicos da rotina relacionada a datas comemorativas e integrando som e movimento. Foi possível perceber que a educadora demonstrou sua intencionalidade pedagógica através de ações que objetivaram tornar a vivência com música significativa para os alunos. Como também a ampliação do repertório trazido pelas crianças que consiste na valorização da bagagem cultural de cada aluno e a introdução de novas músicas.
Logo do SIB-UFRPE
Arandu - Repositório Institucional da UFRPE

Universidade Federal Rural de Pernambuco - Biblioteca Central
Rua Dom Manuel de Medeiros, s/n, Dois Irmãos
CEP: 52171-900 - Recife/PE

+55 81 3320 6179  repositorio.sib@ufrpe.br
Logo da UFRPE

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Enviar uma sugestão