Navegando por Autor "Torres, Maria Vitória Soares"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por Página
- Opções de Ordenação
Item Álcool e gravidez: uma proposta de caso interdisciplinar como recurso de ensino(2023-08-31) Torres, Maria Vitória Soares; Cadena, Marilia Ribeiro Sales; http://lattes.cnpq.br/6434031656742674; http://lattes.cnpq.br/8969561225996337Estudos de caso podem ser úteis no âmbito educacional para ensino interdisciplinar, podendo englobar diferentes assuntos contextualizando para uma aprendizagem significativa, inclusive para ensino de biologia. Nesse tema, casos interdisciplinares podem envolver ciências morfológicas, genética e fisiologia com um tópico que os integre, como é o efeito do álcool nos organismos. Sabe-se que o álcool é considerado uma droga lícita social por causa do seu grande consumo na sociedade em diversas ocasiões, como festividades e comemorações. Quando esse consumo de álcool é feito por mulheres grávidas, pode ocasionar malformações no embrião como defeitos congênitos e problemas no neurodesenvolvimento. Esses danos são conhecidos como Transtorno do Espectro do Alcoolismo Fetal (TEAF) e em casos mais graves, a Síndrome Alcoólica Fetal (SAF). Para compreender esses efeitos, são realizados estudos em modelos animais, como o peixe-zebra que se tornou uma preferência na comunidade científica, devido a sua homologia com os seres humanos, tamanho e transparência dos embriões, entre outras características. Este trabalho teve como objetivo elaborar e validar o estudo de caso que teve como tema efeitos do álcool na gravidez, envolvendo questões da fisiologia, embriologia e genética. Como metodologia, foi elaborado estudo de caso interdisciplinar sobre o tema em questão e questionário para validação por juízes avaliadores (6). O questionário conteve questões sobre o perfil socioeconômico dos juízes; avaliação se o documento atende os critérios de um bom estudo de caso; e avaliação do recurso de ensino propriamente dito quanto aos seus objetivos, estrutura e apresentação e relevância. Como resultados, pode-se observar que de acordo com o Coeficiente de Validação de Conteúdo (CVC), o estudo de caso obteve CVC > 0,90 sendo esse resultado um critério para validação.
