Navegando por Autor "Torreiro, Fernando Lima"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por Página
- Opções de Ordenação
Item Uma proposta para integrar o ensino da física com educação física no Ensino Médio(2019-02-06) Torreiro, Fernando Lima; Souza, Paulo Fernando Lima de; http://lattes.cnpq.br/8396509125991809; http://lattes.cnpq.br/6091620945830742Os PCNEM propõem a articulação dos conteúdos curriculares abordados nas diversas disciplinas. Portanto, a integração entre a Física e a Educação Física através da construção de práticas de ensino envolvendo essas duas disciplinas pode contribuir para um maior interesse dos estudantes tanto na aprendizagem da Física como também no melhor desempenho nas atividades físicas e desportivas. Para realizar a conexão dos saberes entre as duas áreas é necessário unificar as competências e habilidades necessárias tanto para realização de práticas de exercícios e desportivas quanto para compreensão das ideias básicas da Física. A nossa pesquisa será realizada dentro de uma abordagem qualitativa, procurando desenvolver descritores de competência, como proposta interdisciplinar para integrar o ensino da Física com a Educação Física para o ensino médio. A metodologia empregada nesta pesquisa foi bibliográfica e documental. A pesquisa documental foi precedida de uma pesquisa bibliográfica para construção e planejamento da pesquisa. Em nossa pesquisa bibliográfica as principais referências foram fontes como artigos científicos que tratavam sobre Educação Física, Física, interdisciplinaridade e prática desportiva; também foram importantes a análise de documentos como os parâmetros curriculares de educação nacional e estadual de pernambuco (PCN e PCPE). Esta monografia teve os seguintes objetivos de pesquisa: (1) investigar se o ensino da Física está presente nos cursos de graduação em Educação Física nas universidades brasileiras; (2) propor descritores de competências que permita ao professor do ensino médio unificar o ensino de Física e Educação Física.
