Navegando por Autor "Toledo, Gerlaine Alves"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por Página
- Opções de Ordenação
Item O conceito de saúde na representação social de estudantes do curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal Rural de Pernambuco(2022-06-03) Toledo, Gerlaine Alves; Lindoso, Rosângela Cely Branco; http://lattes.cnpq.br/3076590717855221Com o objetivo de pesquisar a representação social dos discentes do Curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal Rural de Pernambuco, essa pesquisa se utilizou como base de dados textos publicados entre os anos 2012 até 2021 no site Scielo. Foram feitas buscas com os descritores Educação Física Escolar e Saúde e encontradas 12 obras previamente selecionados durante a pesquisa, com parâmetros relevantes para a contribuição do entendimento de como se encontra o conceito saúde na sociedade e entendimento do objetivo deste estudo. Os resultados foram inseridos em um quadro elaborado, identificando os autores, o tipo, objetivos, resultados e ano de publicação do trabalho. Para o levantamento da representação social do conceito de Saúde dos discentes do curso de Licenciatura em Educação Física da UFRPE, foi elaborado um questionário, que não pôde ser aplicado presencialmente por motivo de manter o distanciamento social como medida preventiva causada pela Pandemia causada pelo Covid-19. Então, por esse motivo, o questionário foi aplicado de forma on-line através da plataforma Google Forms, utilizando o método de Associação Livre de Palavras, contendo seis perguntas; sendo três para identificação pessoal e três relacionadas ao entendimento sobre saúde. O questionário foi divulgado nos grupos de WhatsApp dos alunos do curso, resultando em um número de 37 voluntários. E como resultado, pôde-se perceber um número maior de respostas obtidas pelos alunos do 1º, 2º e 3º período, o que resultou em uma relação entre saúde mais direcionada para alimentação. Para entendimento desse resultado deve-se levar em consideração que as respostas dos alunos dos primeiros períodos ainda estão embasadas pelo senso comum e o conhecimento é uma progressão que se obtém durante toda a graduação. Com base nesse resultado, indica-se uma nova pesquisa nos períodos finais de curso com esses mesmos voluntários dos três períodos inicias, para levantamento mais satisfatório da pesquisa, com a desconstrução do senso comum e com embasamento mais científico.
