Navegando por Autor "Souza, Salvia de Medeiros"
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Item Discursos, concepções e percursos teórico-metodológicos na formação inicial de professores de língua inglesa(2019-01-23) Souza, Salvia de Medeiros; Pereira, Sônia Virginia Martins; http://lattes.cnpq.br/1673025156495316; http://lattes.cnpq.br/7735115241100407O presente estudo está atrelado às pesquisas voltadas à formação inicial de professores de língua estrangeira, bem como às pesquisas do campo da Análise Dialógica do Discurso. A pesquisa que deu origem ao estudo teve como objetivo geral analisar como os discursos institucional e docente refletem concepções teóricas e didático-metodológicas refratando no discurso dos discentes o processo de formação inicial de professores de língua inglesa. As coordenadas teóricas que sustentam as reflexões na análise têm origem nos estudos dialógicos, com destaque para as seguintes noções: enunciado concreto (BAKHTIN, 2015a; BRAIT; MELO, 2005), heteroglossia (ZANDWAIS, 2009; FARACO, 2009), dialogismo (BAKHTIN/ VOLOCHÍNOV, 2014; BAKHTIN, 2015b; FIORIN, 2016), axiologia (VOLOCHÍNOV, 2013; FARACO, 2009) e discurso reportado (FARACO, 2009). A pesquisa foi de cunho qualitativo-interpretativista e se configurou como uma análise documental aliada ao estudo de caso do Curso de Letras Português/ Inglês da UFRPE/ UAG, que compreendeu a identificação, verificação e apreciação de documentos e a aplicação de instrumentos de coleta de dados para o alcance dos objetivos da pesquisa. Constatamos que o discurso oficial da Instituição de Ensino Superior (IES) poderia ser mais pontual quanto ao estudo de concepções teórico-metodológicas e didático-pedagógicas para o ensino de língua inglesa e articular os âmbitos linguístico e pedagógico de conhecimento sobre a língua. Os professores universitários poderiam articular seu repertório de conhecimentos sobre a língua inglesa a seu ensino de modo influenciar na construção do repertório de docência dos licenciandos e estes últimos precisam buscar autonomia em relação ao desenvolvimento de seu nível proficiência na língua ou desenvolver habilidades comunicativas mais refinadas, além do aprofundamento pedagógico para suas práticas como professores de inglês.
