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Navegando por Autor "Souza, Kássia Mirela Silva de"

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    Percepção dos acadêmicos de medicina veterinária quanto à biossegurança nas aulas práticas
    (2019-01-18) Souza, Kássia Mirela Silva de; Brandespim, Daniel Friguglietti; http://lattes.cnpq.br/0279327020788151; http://lattes.cnpq.br/3710088191339445
    Os acadêmicos do curso medicina veterinária estão expostos a diversos tipos de riscos nas aulas práticas. A compreensão sobre o risco a que um profissional da saúde está exposto inicia na graduação, a partir do momento que ocorre contato com os ambientes de risco e de estudo. Nesse sentido, este trabalho objetivou avaliar a percepção dos acadêmicos do curso de medicina veterinária sobre a biossegurança nas aulas práticas. Trata-se de um estudo de abordagem quantitativa, descritiva e transversal, realizado com acadêmicos de medicina veterinária da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) campus Recife, estado de Pernambuco, Nordeste do Brasil. O instrumento de coleta de dados foi um questionário semi-aberto, sendo a coleta dos dados realizada em setembro de 2018. Participaram da pesquisa 96 acadêmicos do 3º ao 10º período. Os dados dos questionários foram analisados por meio de estatística descritiva e do teste Exato de Fisher. Após a análise dos dados, constatou-se que grande parte dos acadêmicos tem o hábito de reencapar agulhas (71,88%), uma parte significativa não segue sempre às normas de biossegurança dos laboratórios (33,33%) e um percentual significativo (42,71%) não está ciente de todos os riscos que podem estar presentes nas atividades práticas da graduação. Com relação à ocorrência de acidentes, 20 (20,83%) afirmaram terem sofrido um ou mais de um tipo de acidentes nas aulas práticas, sendo grande parte com material perfurocortante (34,37%), parte significativa (35%) não estava usando Equipamento de Proteção Individual (EPI) no momento do acidente. Além disso, observou-se falta de padronização nos procedimentos realizados após os acidentes. Quanto ao ensino da biossegurança, 44,79% afirmaram que recebem apenas “às vezes” orientação quanto à biossegurança antes da das aulas práticas, 80,21% dos discentes acreditam que a quantidade de aulas práticas é insuficiente para enfrentar os riscos ocupacionais inerentes a profissão do médico veterinário, 67,71% dos alunos acreditam ser necessário a inclusão da disciplina biossegurança na grade curricular do curso de medicina veterinária. Verificou-se neste estudo associação significativa entre a variável “inclusão da disciplina biossegurança” e “acredita ter conhecimento suficiente sobre biossegurança”. No diz respeito à atualização da carteira de vacinação, grande parte afirmou não ter recebido informação quanto à necessidade de atualização da carteira de vacinação e apenas 34,38% foram imunizados contra raiva, 69,79% contra tétano e 30,21% contra febre amarela. Diante dos resultados apresentados, nota-se falta de capacitação quanto à biossegurança e uma necessidade de atualização da carteira de vacinação dos acadêmicos. Sugere-se incluir a disciplina biossegurança na grade curricular do curso de medicina veterinária para promover maior conhecimento quanto ao tema em estudo. Além disso, propõe-se que a coordenação do curso de medicina veterinária da Universidade Federal Rural de Pernambuco, em parceria com a equipe do Programa Nacional de Imunização (PNI) da Prefeitura do Recife, realize uma campanha para atualização da carteira de vacinação dos acadêmicos.
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