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Navegando por Autor "Souza, Cristiane Galindo Gonzaga de"

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    Um estudo sobre o gênero textual notícia sob a perspectiva do letramento social, do letramento escolar e da retextualização no ensino fundamental
    (2019-04-26) Souza, Cristiane Galindo Gonzaga de; Ogliari, Marlene Maria; http://lattes.cnpq.br/2205083696463820
    As discussões atuais sobre ensino de língua e, neste caso, sobre ensino de língua portuguesa, nos levam a duas tendências teórico-metodológicas atuais: as concepções sobre letramento e a teoria dos gêneros textuais. Embasados em ambas as concepções, propomo-nos a efetivar um estudo a respeito do letramento e da retextualização no Ensino Fundamental, através do gênero textual "notícia". Para tanto desenvolvemos as habilidades de compreensão e produção de textos escritos, através de atividades pedagógicas de retextualização efetivadas no contexto da sala de aula, com alunos do sexto ano do Ensino Fundamental de uma Escola Municipal localizada na periferia do Município de Garanhuns-PE. A base teórica foi constituída com leituras feitas em Soares (2004; 2008), Marcuschi (2007; 2008; 2010), Kleiman (1985; 1995; 2007; 2008; 2010), Tfouni (1995; 2010), Carvalho (2014), Rojo (1998; 2009), Terra (2013), PCN (1997), Silva (2007), Santos e Carvalho (2012) e Dikson (2018). Para concretizarmos o objetivo geral proposto, realizamos uma pesquisa de campo (MARCONI e LAKATO, 2011) com abordagem qualitativa (NEVES, 1996), partindo de uma prática social cotidiana dos sujeitos deste estudo e que, na verdade, integram a vivência de todos os grupos sociais oriundos de uma sociedade grafofônica que é o de ouvir ou ler notícias e depois recontá-las nas interações sociais. Assim, através de uma avaliação sobre o quanto eles já dominavam do gênero textual em pauta, complementamos a caracterização deste e atividades pedagógicas de retextualização foram propostas. Cinco sequências didáticas foram realizadas. Exceto a produção escrita relativa à primeira e à última, nas demais as ações sequenciais foram: leitura, compreensão de notícias locais ou regionais vivenciadas por eles naquele momento e, após isso, eles, na condição de repórteres, nos davam a mesma notícia por escrito. Observamos nas análises e discussões que partir do letramento social, isto é, do quanto o aluno já conhece, usa e domina um determinado gênero textual no seu dia a dia, bem como de conteúdos vivenciados pelos alunos e com base nos acréscimos de conhecimentos linguísticos-textuaisdiscursivos que apresentamos a eles, foi favorecido o processo de aprendizagem do uso da língua portuguesa, revelado aqui pela maior aproximação tanto em relação ao gênero textual notícia, quanto da formalização linguístico-textual-discursiva necessária e esperada pelo letramento escolar.
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