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Navegando por Autor "Souza, Cláudio Morais de"

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    Migração camponesa na Zona da Mata Norte de Pernambuco: a trajetória dos agricultores do Engenho Lagoa do Meio para a cidade de Aliança - PE
    (2021-07-20T03:00:00Z) Silva, Ricardo José da; Souza, Cláudio Morais de; http://lattes.cnpq.br/9245887717292317
    Os processos recentes de reestruturação na produção de cana-de-açúcar no Estado de Pernambuco, provocou o fechamento dos antigos Engenhos, ou a sua anexação à grandes usinas de cana-de-açúcar. O presente artigo analisa a imigração e resistência rural dos camponeses da comunidade do Engenho Lagoa do Meio para a cidade de Aliança-PE. Considerou-se o processo histórico de modernização do campo brasileiro, suas consequências sociais e as lutas dos movimentos sociais rurais pela democratização do acesso e o uso da terra. Optou-se pelo uso do metódo qualitativo, baseando-se em técnicas de coletas de dados, como entrevistas abertas, uso de fotografias e visitas in loco. Conclui-se que o processo de mudança não foi apenas reflexos de forças econômicas, embora, tenha sido um dos elementos condicionantes para o fluxo migratório daquela localidade.
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    Música canavial entre a indústria cultural e a cultura popular: Estudo sobre um fenômeno híbrido da zona da mata norte de PE
    (2019) Silva, Lucas Elias Arcelino; Souza, Cláudio Morais de; Oliveira, Daniel Figueiredo de; http://lattes.cnpq.br/7616338547377380; http://lattes.cnpq.br/9245887717292317; http://lattes.cnpq.br/7687052596132322
    Este estudo tem como objetivo analisar um fenômeno cultural que vêm se desenvolvendo na Zona da Mata Norte de Pernambuco, aqui nomeado de música canavial. Parafraseando Canclini (2015), pode-se dizer que hoje todas as culturas são de fronteira. Entretanto uma fronteira pressupõe no mínimo dois “territórios” limite; nesse sentido os limites teóricos que nos propusemos a analisar foram os da Indústria Cultural e da Cultura Popular. A metodologia empregada seguiu um viés qualitativo de inspirações etnográficas e consistiu em observação discreta dos espaços proporcionados pela cena cultural em questão, entrevistas com os artistas que a compõe e análise documental de sites e letras de músicas relacionadas ao tema. Como resultado final concluiu-se que a música canavial é uma expressão híbrida que, para além de ser simplesmente um ritmo musical, proporciona ambientes de socialização e de grande efervescência criativa, e carrega consigo a coexistência de elementos contraditórios capazes de gerar imagens que tencionam os limites de diversos pares de oposição como: rural x urbano, massivo x popular, mercadoria x arte, subalterno x hegemônico etc.
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    Trabalho social útil como prática e forma de integração entre universidade e comunidades
    (2019) Silva, Jaqueline Maria da; Souza, Cláudio Morais de; http://lattes.cnpq.br/9245887717292317
    A extensão universitária é um tema amplamente debatido em ambitos acadêmicos, sociais e politicos. Todavia, há sobre ela diferentes concepções. Nesse sentido, esta pesquisa objetivou identificar qual concepção de extensão permeou o processo que culminou com a construção da Feira da Reforma Agrária na UNICAP. Para tanto, adotou-se a metodologia qualitativa utilizando no primeiro momento a coleta de informações por análise documental no relatório final do I Fórum de Desenvolvimento Local do Agreste de Pernambuco, no Projeto de Extensão Feira da Reforma Agrária e Grupo de Consumo Fruto da Terra e em fotografias relacionadas. Em seguida foram realizadas entrevistas semiestruturadas e observações simples simultâneas as entrevistas com o objetivo de obter informações mais aprofundadas sobre o tema. A análise dessas informações se deu à luz do trabalho conceitual desenvolvido pelo professor José Francisco de Melo Neto, principalmente, com o conceito de trabalho social útil. A hipótese inicialmente levandada e posteriormente confirmada repousou na ideia de que o processo para construção da feira prezou por relações horizontais entre os sujeitos participantes, pois continham aspectos de intencionalidade, trocas de saberes, originada de realidades concretas e buscaram transformações sociais em conjunto com as comunidades.
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