Navegando por Autor "Siqueira, Mariana Mota de Araújo Veloso de"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por Página
- Opções de Ordenação
Item Um olhar sobre a rotina da Educação Infantil e as contribuições para o desenvolvimento social da criança(2022-10-04) Siqueira, Mariana Mota de Araújo Veloso de; Cabral, Ana Catarina dos Santos Pereira; http://lattes.cnpq.br/7731108870085614; http://lattes.cnpq.br/7199343651898773O presente trabalho teve como objetivo geral investigar como uma escola da educação infantil da rede municipal de São Lourenço da Mata organiza sua rotina, a fim de favorecer o desenvolvimento social da criança, mais especificamente: identificar a concepção da equipe pedagógica da escola sobre a rotina da educação infantil e as contribuições para o desenvolvimento social da criança; analisar como a equipe pedagógica organiza a rotina de modo a garantir o que os documentos oficiais estabelecem sobre o desenvolvimento social da criança; analisar a proposta pedagógica da escola, em relação à rotina da educação infantil. A pesquisa desenvolvida no ano de 2022 teve abordagem qualitativa, utilizou como recurso metodológico a análise documental do Projeto Político Pedagógico da Escola e entrevistas com as docentes e equipe pedagógica da Educação Infantil. Utilizamos da análise de conteúdo para análise dos dados coletados. A partir do nosso estudo foi possível compreender o conceito de socialização e de criança e como este influencia na rotina de uma instituição de Educação Infantil. Além disso, que a rotina ao estruturar as atividades diárias pode colaborar para o convívio em grupo e para o desenvolvimento social das crianças. Concluímos que as atividades presentes na rotina devem considerar os dois eixos interações e brincadeiras, reafirmando o que dizem os documentos oficiais. Da mesma maneira que as atividades de socialização precisam ter intencionalidades pedagógicas, propiciando confronto e ruptura com os diversos processos de socialização existentes.
