Logo do repositório
Comunidades & Coleções
Busca no Repositório
Guia Arandu
  • Sobre
  • Equipe
  • Como depositar
  • Fale conosco
  • English
  • Português do Brasil
Entrar
Novo usuário? Clique aqui para cadastrar.Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Siqueira, Mariana Mota de Araújo Veloso de"

Filtrar resultados informando o último nome do autor
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por Página
  • Opções de Ordenação
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Um olhar sobre a rotina da Educação Infantil e as contribuições para o desenvolvimento social da criança
    (2022-10-04) Siqueira, Mariana Mota de Araújo Veloso de; Cabral, Ana Catarina dos Santos Pereira; http://lattes.cnpq.br/7731108870085614; http://lattes.cnpq.br/7199343651898773
    O presente trabalho teve como objetivo geral investigar como uma escola da educação infantil da rede municipal de São Lourenço da Mata organiza sua rotina, a fim de favorecer o desenvolvimento social da criança, mais especificamente: identificar a concepção da equipe pedagógica da escola sobre a rotina da educação infantil e as contribuições para o desenvolvimento social da criança; analisar como a equipe pedagógica organiza a rotina de modo a garantir o que os documentos oficiais estabelecem sobre o desenvolvimento social da criança; analisar a proposta pedagógica da escola, em relação à rotina da educação infantil. A pesquisa desenvolvida no ano de 2022 teve abordagem qualitativa, utilizou como recurso metodológico a análise documental do Projeto Político Pedagógico da Escola e entrevistas com as docentes e equipe pedagógica da Educação Infantil. Utilizamos da análise de conteúdo para análise dos dados coletados. A partir do nosso estudo foi possível compreender o conceito de socialização e de criança e como este influencia na rotina de uma instituição de Educação Infantil. Além disso, que a rotina ao estruturar as atividades diárias pode colaborar para o convívio em grupo e para o desenvolvimento social das crianças. Concluímos que as atividades presentes na rotina devem considerar os dois eixos interações e brincadeiras, reafirmando o que dizem os documentos oficiais. Da mesma maneira que as atividades de socialização precisam ter intencionalidades pedagógicas, propiciando confronto e ruptura com os diversos processos de socialização existentes.
Logo do SIB-UFRPE
Arandu - Repositório Institucional da UFRPE

Universidade Federal Rural de Pernambuco - Biblioteca Central
Rua Dom Manuel de Medeiros, s/n, Dois Irmãos
CEP: 52171-900 - Recife/PE

+55 81 3320 6179  repositorio.sib@ufrpe.br
Logo da UFRPE

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Enviar uma sugestão