Logo do repositório
Comunidades & Coleções
Busca no Repositório
Guia Arandu
  • Sobre
  • Equipe
  • Como depositar
  • Fale conosco
  • English
  • Português do Brasil
Entrar
Novo usuário? Clique aqui para cadastrar.Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Silva, Viviane Oliveira da"

Filtrar resultados informando o último nome do autor
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por Página
  • Opções de Ordenação
  • Imagem de Miniatura
    Item
    O conteúdo enzimas no ensino de Química: um panorama das propostas difundidas em periódicos nacionais
    (2023-09-21) Silva, Viviane Oliveira da; Marcelino Júnior, Cristiano de Almeida Cardoso; http://lattes.cnpq.br/7518586937701331
    A pesquisa realizada foi de natureza documental, descritiva e exploratória, e se aproxima das investigações do estado do conhecimento com o objetivo principal de oferecer uma visão panorâmica de uma parte importante da produção acadêmica brasileira sobre o ensino do conteúdo enzimas, pela análise dos artigos publicados em alguns dos principais periódicos nacionais nos quais a comunidade de Educação Química dissemina os resultados dos seus estudos. Adotou-se como documentos primários os artigos publicados em 12 (doze) periódicos com Qualis CAPES. O percurso metodológico foi desenhado em consonância com a perspectiva de Morosini, seguindo as etapas da bibliografia anotada, sistematizada, categorizada e propositiva. De um total 8.303 de artigos consultados, 56 versavam sobre enzimas, mas apenas 13 (treze) constituíram o corpus da pesquisa, por serem direcionados ao ensino de enzima. Uma análise de conteúdo permitiu o estabelecimento de categorização dos achados. Esses trabalhos estão preferencialmente destinados ao Ensino Superior, 10 artigos, enquanto 4 artigos são voltados ao Ensino Médio e 2 ao Ensino Tecnológico; 3 trabalhos propõem atividades destinadas a mais de um nível de ensino. Os principais gêneros de trabalhos são: i) pesquisa educacional: 4 artigos; ii) desenvolvimento de atividade experimental: 7 artigos; e iii) relato de experiência didática, 2 artigos. A experimentação é a temática principal em 10 dos artigos investigados – 9 em atividade enzimática e 1 em propriedades das enzimas, enquanto a modelagem é a temática nos outros 3 artigos. Os conteúdos abordados são atividade enzimática (catálise), inibição e inativação; funções das enzimas; e modelo enzima-substrato. Nos artigos, há prioridade da relação experimentação + atividade enzimática (9), quando comparada com as demais categorias: modelagem + modelo enzima-substrato (3) e experimentação + propriedades (1). As atividades com experimentos de baixo custo, tanto voltados para o Ensino Superior quanto para Ensino Médio, sãos as principais estratégias didáticas utilizadas. A modelagem com modelos 3D ou computacionais também é utilizada, assim como videoaulas com experimentos simulados e um jogo didático adaptado. É importante também que se invista no desenvolvimento de propostas que considerem os processos formativos nos diferentes níveis de ensino de Química, incluindo a formação superior. Nesse sentido, é necessário o estímulo à oferta de momentos formativos que estimulem discussões e reflexões no ensino e na formação de professores, e de outros profissionais, sobre a modelagem computacional com fins didáticos. Em associação a esses aspectos, um campo de interesse e ainda carente de ações é o de ensino não presencial. Por isso, é preciso se incentivar o desenvolvimento de estudos e a produção de instrumentos/produtos didáticos sobre o conteúdo enzimas para o ensino virtual, principalmente com os recursos das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação. Também é importante se estimular o desenvolvimento estratégias que sejam opções à experimentação e à modelagem.
Logo do SIB-UFRPE
Arandu - Repositório Institucional da UFRPE

Universidade Federal Rural de Pernambuco - Biblioteca Central
Rua Dom Manuel de Medeiros, s/n, Dois Irmãos
CEP: 52171-900 - Recife/PE

+55 81 3320 6179  repositorio.sib@ufrpe.br
Logo da UFRPE

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Enviar uma sugestão