Navegando por Autor "Silva, Vanessa Kely da"
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Item Escola sem partido: uma reflexão sobre as ideologias dos projetos de lei e suas implicações no processo de mercantilização da educação(2019-12-13) Silva, Vanessa Kely da; Baião Filho, Luiz Gonzaga; http://lattes.cnpq.br/2107039085856949; http://lattes.cnpq.br/6842352897918549A educação vem se tornando um palco de grandes discussões e disputadas na última década. Nesse trabalho, discorremos sobre a ênfase que a educação está recebendo nas esferas legislativas de todo país, através dos projetos de lei Escola sem Partido (ESP). Nossa analise se constrói através do objetivo geral de investigação e localização dos projetos de lei ESP, com as correntes ideológicas neoconservadoras e neoliberais. Ambas correntes passaram por reformulações nas suas ideologias, promovendo os interesses do mercado e ideologias conservadoras. Essas ideologias ganharam maior visibilidade e difusão a partir da década de 70 nos Estados Unidos da América (EUA). Atrelados ao objetivo geral, estão os objetivos as especificidades de identificar e explicar o momento de nascimento do movimento Escola sem Partido, exemplificando seus propositores e apoiadores, demonstrando como esses estão envolvidos com as correntes neoliberais e neoconservadoras, assim como o trajeto que os projetos de lei percorrem nas esferas municipais, estaduais e federais, daremos ênfase na análise dos projetos que tramitam na esfera legislativa federal, pois entendemos que esses representam em contexto geral todos os outros que tramitam nas demais esferas. Mais adiante dialogaremos com os teóricos educacionais Freire (1996, Tomaz Tadeu (1994), Saviani (1996), Libâneo (1996), procurando entender o caminho educacional que esses autores educadores julgam necessários para a desenvoltura docente que visam o desenvolvimento autônomo do educando.
