Navegando por Autor "Silva, Otoniel Galdino da"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
- Resultados por Página
- Opções de Ordenação
Item Endividamento entre jovens universitários: insights sobre educação financeira na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)(2020-10-20) Silva, Otoniel Galdino da; Albuquerque, Hortência Cruz de; Silva, Laurileide Barbosa da; http://lattes.cnpq.br/7869325906861017; http://lattes.cnpq.br/4316127961561473; http://lattes.cnpq.br/4888246035519447With increasing globalization, the significance of consumption has even greater proportions, reaching all social groups. The most vulnerable to the appeal of advertising are children and young people, many of them in school and others entering higher education, but not always financially educated. This research aimed to investigate the indebtedness among young university students at UFRPE and the ways of accessing Financial Education. The work was developed by a methodology conducted through a qualitative and quantitative research through a survey carried out among young people from different courses of the Higher Education Institution during the month of August 2020, where the data were collected through an electronic questionnaire. applied to a sample composed of 81 enrolled students. To meet the general objective, several variables were used for the analysis, such as the socioeconomic profile, the experiences with Financial Education before and after entering higher education, the consumption profile, the behaviors in relation to finance, among others. As a result, the research identified that despite the pandemic of COVID-19, it appears that young university students at UFRPE are not very prone to debt, or at least in their perception, most do not consider themselves indebted. Of those who consider themselves indebted and also over-indebted (27.2% and 11.1%, respectively), the most common type of debt is the credit card (51.9%). It was generally perceived that students consider it important for UFRPE to have courses and lectures on financial education, as forms of access to knowledge.Item Inovação aberta em governo : reflexões sobre os resultados do primeiro ciclo do EITA! Recife(2024-12-04) Silva, Otoniel Galdino da; Correia Neto, Jorge da Silva; http://lattes.cnpq.br/6369240444943934; http://lattes.cnpq.br/4888246035519447A inovação aberta no setor público, tendo como um dos seus instrumentos legais o Contrato Público para Solução Inovadora (CPSI), tem sido primordial para enfrentar desafios públicos e estimular o desenvolvimento econômico e social, permitindo a colaboração entre governo e agentes externos. A Prefeitura do Recife foi pioneira, no âmbito do poder executivo municipal, no uso do CPSI com o programa "EITA! Recife", iniciado em 2021, que buscou soluções tecnológicas para áreas prioritárias. O presente estudo buscou analisar a efetividade das soluções implementadas, visando responder a seguinte pergunta de pesquisa: como os resultados do primeiro ciclo do EITA! Recife estão transformando o governo e os serviços públicos da cidade? No aspecto metodológico, foi utilizada uma abordagem indutiva, sendo uma pesquisa qualitativa, com abordagem exploratória e descritiva, utilizando um estudo de caso para analisar em profundidade o 1. Ciclo de Inovação Aberta do Recife. Foi possível observar que o programa gerou uma economia de R$10,2 milhões com um investimento de R$3,5 milhões, As soluções tecnológicas Integra.ai, Absens, SuperVisão e Vamoo impulsionaram saúde, infraestrutura e atividades físicas, reaproveitando vagas, reduzindo o absenteísmo na saúde e monitorando vias em tempo real, beneficiando mais de 40% da população, demonstrando o potencial da inovação aberta para transformar serviços públicos, embora seja necessário melhorar o engajamento da população em atividades físicas. O programa mostrou efetividade na gestão pública, gerando valor público e econômico, com potencial de replicação em outras cidades. Pesquisas futuras foram indicadas.
