Logo do repositório
Comunidades & Coleções
Busca no Repositório
Guia Arandu
  • Sobre
  • Equipe
  • Como depositar
  • Fale conosco
  • English
  • Português do Brasil
Entrar
Novo usuário? Clique aqui para cadastrar.Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Silva, Maria Katarina Bezerra Cruz da"

Filtrar resultados informando o último nome do autor
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por Página
  • Opções de Ordenação
  • Imagem de Miniatura
    Item
    A importância da leitura do livro paradidático para emancipação do aluno
    (2023-09-22) Silva, Maria Katarina Bezerra Cruz da; Lima, Hérica Karina Cavalcanti de; http://lattes.cnpq.br/7078742576743942; http://lattes.cnpq.br/8927048743803766
    Tendo em vista a leitura como sendo a chave principal para o desenvolvimento crítico, social e político do sujeito e ferramenta primeira para o processo de construção do conhecimento não só científico, mas também de mundo, o presente trabalho se volta para reflexões sobre a importância do livro paradidático para a formação leitora e para a emancipação do aluno. Para tanto, traremos um exemplo de como o aluno pode se desenvolver criticamente a partir da leitura de um livro paradidático. Partindo, então, de uma concepção de leitura que ultrapassa a ideia de decifrar códigos e enxergando-a de fato como emancipatória, como uma ação que tem uma função social, fundamentamo-nos concepção interacional da língua, na qual a leitura permite o diálogo entre o leitor e o autor do texto, considerando contextos que transpassam as linhas do texto. Nesse sentido, voltamo-nos aos estudos de autores como Paulo Freire (2010, 2005, 1996, 1983, 1983, 1989), Lev Vygotsky (1988), Ingedore Villaça Koch, Vanda Maria Elias (2006), Magda Soares (1998) dentre outros e, após levantamento bibliográfico, partimos para a análise de um livro paradidático “De carta em carta”, de Ana Maria Machado, aqui pensado para o trabalho com estudantes do 6º ano do Ensino Fundamamental, reconhecendo elementos que confirmam a importância da leitura e da escrita como um ato social que contribui diretamente para a formação pessoal e crítica dos sujeitos, apontando para práticas sociais de leitura com livros paradidáticos que sejam emancipatórias e libertadoras.
Logo do SIB-UFRPE
Arandu - Repositório Institucional da UFRPE

Universidade Federal Rural de Pernambuco - Biblioteca Central
Rua Dom Manuel de Medeiros, s/n, Dois Irmãos
CEP: 52171-900 - Recife/PE

+55 81 3320 6179  repositorio.sib@ufrpe.br
Logo da UFRPE

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Enviar uma sugestão