Navegando por Autor "Silva, Maria Aparecida Moura da"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
- Resultados por Página
- Opções de Ordenação
Item Literatura de cordel e gamificação: estratégias pedagógicas para a leitura literária em sala de aula(2024-12-21) Silva, Maria Aparecida Moura da; Larré, Julia Maria Raposo Gonçalves de Melo; http://lattes.cnpq.br/5560834728346049; http://lattes.cnpq.br/7227696801201162O principal objetivo deste trabalho é desenvolver um material didático a partir das estratégias da gamificação para a leitura literária de cordel articulada a oralidade e a escrita, voltada para o sexto ano do ensino fundamental. É proposto uma oficina literária articulada ao cordel “As proezas de João Grilo” escrito por João Ferreira de Lima (2006), articulado com o currículo de Pernambuco, a partir das habilidades de leitura, interpretação, análise e produção textual. Como aporte teórico utilizamos: Cosson (2009), Candido (2011), Freire Junior (2022), D’Olivo (2018), Busarello (2016) e Leffa (2020). Em termos metodológicos recorremos à pesquisa de natureza bibliográfica que pretende apresentar uma proposta de intervenção viável para o desenvolvimento de atividade didático/pedagógico. A oficina proposta visa estimular a leitura crítica, de forma gamificada, porém ressaltamos que assim como todo planejamento a oficina pode ser modificada ou adaptada de acordo com o contexto escolar em que será aplicada, podendo também ser usada em outras disciplinas. Espera-se que ao aplicar as atividades os alunos tenham acesso ao gênero cordel e desenvolvam interesse pela leitura literária.Item Práticas de letramentos literários no ensino fundamental: diálogos com a literatura infantojuvenil(2019) Silva, Maria Aparecida Moura da; Silva, Ivanda Maria Martins; http://lattes.cnpq.br/8436216704557833; http://lattes.cnpq.br/7227696801201162O principal objetivo deste trabalho é analisaras práticas de letramentos literários de estudantes do 6º ano do ensino fundamental, considerando a literatura infantojuvenil como estratégia na motivação da leitura literária. Como aporte teórico, utilizamos abordagens de Caldin (2010), Zappone (2008), Soares (1998,2006), Lajolo (2000), Zilberman (2004),Santos (2011) e Cosson (2009). Em termos metodológicos, recorremos à pesquisa-ação com proposta de intervençãopedagógica, considerando, sobretudo, o enfoquede Cosson (2009) no planejamento didático de uma oficina literária realizada com discentes do 6º ano do ensino fundamental. Partindo de uma proposta de intervenção pedagógica, pautada na sequência básica de Cosson (2009), apresentamos estratégias didáticas na motivação da leitura literária, tendo em vista o trabalho com a literatura infantojuvenil para ampliar práticas de leituras e letramentos literários. No desenvolvimento do trabalho, notamos que os educandos participaram ativamente dos processos de leituras e releituras literárias.
