Navegando por Autor "Silva, Marcio Gomes da"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por Página
- Opções de Ordenação
Item Uma análise do tema chuva ácida nos livros didáticos de Química aprovados no PNLD do ano de 2018(2021-12-22) Silva, Marcio Gomes da; Silva, Suely Alves da; http://lattes.cnpq.br/3497194749381919; http://lattes.cnpq.br/3809853408883171Os meios de comunicação de um modo geral sempre abordam novidades científicas e acabam por criar uma demanda que deve ser dialogada no âmbito escolar, o que impõe sempre uma necessidade de atualização tanto por parte dos professores quanto por parte dos materiais didáticos utilizados. Entre os materiais disponibilizados nas escolas está o livro didático, principalmente a partir do Programa Nacional do Livro Didático – PNLD, em vigor desde 1996, e do Progra-ma Nacional do Livro para o Ensino Médio – PNLEM, implantado em 2004. É por meio desses dois programas, que o estudante da rede pública de ensino, cujas escolas aderiram aos mesmos, receberá gratuitamente o livro e deverá devolvê-lo após o período de uso. Tais programas visam sempre à melhoria da qualidade do ensino e, considera-se necessário “a melhoria e ampliação dos recursos didáticos disponíveis para o trabalho docente e para o efetivo apoio para o desenvolvimento intelectual do aluno” (BRASIL, 2005, p. 32). Um dos temas que sempre é explorado pela mídia refere-se ao aquecimento global do planeta, causado pelo excesso de certos gases no ar, que acentuam o efeito estufa, a chuva ácida e outros problemas ambientais. Assim, este é um tema o qual professor de Química precisa, muitas vezes, dar uma atenção especial em suas aulas. Nesse sentido, tivemos como objetivo nessa pesquisa, analisar se os livros didáticos de Química aprovados no PNLD do ano de 2018 trazem a temática chuva ácida e como é abordada. Foi realizada uma pesquisa qualitativa do tipo bibliográfica. Portanto, foi possível considerarmos que a análise dos livros didáticos permitiu-nos concluir que o tema chuva ácida é abordado de maneira muito simplificada, na maioria dos livros analisados, e em alguns eles são os fios condutores de certas unidades. Considera-se como aspectos positivos o fato de que o tema chuva ácida serem frequentes nos livros analisados. Assim, assinalam para as possibilidades reais de uma abordagem prática dessa temática, proposta pelo livro didático.
