Navegando por Autor "Silva, Lucielton Manoel da"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por Página
- Opções de Ordenação
Item Aplicação de técnicas de Multimodal Learning Analytics para identificação de estados emocionais durante atividades de pensamento computacional(2021-12-10) Silva, Lucielton Manoel da; Rodrigues, Rodrigo Lins; http://lattes.cnpq.br/5512849006877767; http://lattes.cnpq.br/3526963587159780Com a rápida propagação das tecnologias digitais, vemos um crescimento na construção e adoção de novas tecnologias educacionais, tecnologias essas que podem ser utilizadas para auxiliar e até melhorar o processo de ensino-aprendizagem. Com a adoção da Educação à Distância, os professores perdem o controle sobre a análise individual de cada aluno, visto que dentro de um ambiente virtual não há limites para quantidade de alunos. Além disso, não existe uma forma de analisar cada aluno em uma tarefa colaborativa, que corresponda aos aprendizados dele dentro de uma atividade. Dito isto, o objetivo deste trabalho é o de utilizar técnicas de Multimodal Learning Analitycs com o intuito de analisar o fluxo de estados emocionais entre duplas de alunos, ao longo de três atividades relativas ao desenvolvimento das competências do Pensamento Computacional, de tal forma que através da compreensão dos estados emocionais dos alunos ao longo da atividade, possamos ter uma noção do seu perfil ao longo da execução do trabalho. Para isso, coletamos dados de duas duplas de alunos do ensino médio, com perfis de colaboração e conhecimento a cerca do Pensamento Computacional distintos, em uma tarefa colaborativa prática na plataforma Scratch, com atividades correspondentes ao desenvolvimento de habilidades como pensamento algorítmico, abstração, decomposição e reconhecimento de padrão. As atividades foram realizadas através da plataforma Google Meet e com o registro em vídeo da mesma, pudemos utilizar de algoritmos específicos, disponíveis na plataforma EZMMLA, para capturar os estados emocionais ao longo da atividade e com sua análise extrair informações úteis para auxiliar a tomada de decisões de professores e gestores visando melhorar o processo de ensino-aprendizagem.
