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Navegando por Autor "Silva, Lucas Victor"

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    A canção popular como recurso didático no ensino de História: um estudo sobre concepções e práticas docentes
    (2019-12-13) Andrade, Lukas Alisson Gouveia de; Silva, Lucas Victor; http://lattes.cnpq.br/0058476610695399; http://lattes.cnpq.br/4795559345410177
    Este artigo tem como objetivo investigar as concepções docentes a respeito do uso da canção popular no Ensino de História. Para tanto, realizamos entrevistas com docentes de História atuantes na educação básica. Nossa amostra considerou professores mestrandos e egressos do Mestrado Profissional em Ensino de História da Universidade Federal de Pernambuco. Os resultados foram analisados a partir de abordagem quali-quantitativa e da análise de conteúdo a partir das categorias: concepções docentes, planejamento, procedimentos em sala de aula e avaliação.
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    "A descer, a subir, a quicar e rebolar": uma história das disputas contemporâneas em torno do Brega em Pernambuco
    (2023-09-20) Silva, Johnny Rodriguez Alves da; Silva, Lucas Victor; http://lattes.cnpq.br/0058476610695399; http://lattes.cnpq.br/6776678387517275
    Este trabalho de cunho exploratório aborda a trajetória contemporânea do Brega enquanto expressão cultural pernambucana desde seu surgimento nos anos 1990 até o ano de 2023. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e documental que buscou identificar o surgimento da manifestação cultural, os momentos de tensão entre os artistas e instâncias políticas locais e o processo de reconhecimentos do Brega como expressão cultural pernambucana e Patrimônio Cultural Imaterial do Recife.
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    Ariano Suassuna entre críticas e aplausos: a censura e as polêmicas em torno das filmagens, dos bastidores e do lançamento de ''A Compadecida'' na imprensa (1969)
    (2025-07-21T03:00:00Z) Silva, Matheus Santos de Oliveira; Silva, Lucas Victor; http://lattes.cnpq.br/0058476610695399; http://lattes.cnpq.br/7100418735971492
    Este trabalho tem como objetivo refletir sobre as polêmicas e os debates jornalísticos em torno das filmagens, do lançamento da primeira adaptação cinematográfica do Auto da Compadecida, de Ariano Suassuna, apresentada em 1969, sob direção de George Jonas. A pesquisa utilizou edições do Diário de Pernambuco (1961-1970) para compreender a recepção da obra no contexto da ditadura civil-militar. O estudo articula a produção do filme com o panorama do cinema nacional, marcado pela censura e por disputas estéticas. Foram mobilizadas fontes jornalísticas primárias e bibliografia especializada sobre o regime militar, o teatro de Suassuna e o cinema brasileiro. Os resultados revelam que a obra foi alvo de críticas dissonantes. A pesquisa identificou também que Suassuna, co-autor do roteiro da película, participou ativamente do debate público. As conclusões reforçam a importância dessa produção como objeto de estudo, não apenas pela adaptação de um clássico do teatro brasileiro, mas pela complexidade das relações entre cultura e política durante os anos de exceção no Brasil.
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    Diário de Bitita na sala de aula: memória, literatura e história no Programa Residência Pedagógica
    (2025-03-19T03:00:00Z) Lessa, Anna Victória Souto; Silva, Lucas Victor; http://lattes.cnpq.br/0058476610695399; http://lattes.cnpq.br/2730881181807163
    O presente artigo apresenta uma experiência desenvolvida no âmbito do Programa Residência Pedagógica (PRP) na Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Silva Jardim, com foco na proposta efetivada na disciplina eletiva do Ensino Médio “Diário de Bitita: identidade e memória”. A proposição teve como objetivo explorar a intersecção entre Literatura e História, utilizando a obra Diário de Bitita, de Carolina Maria de Jesus, como instrumento para reflexão sobre identidade, memória, desigualdade social, racismo e gênero no Brasil. A metodologia adotada incluiu análise textual, debates, dinâmicas interativas e práticas artísticas, como teatro-fórum e produção de histórias em quadrinhos. Os resultados indicam que a abordagem possibilitou um engajamento significativo dos estudantes, promovendo debates críticos e a valorização de memórias e identidades historicamente marginalizadas. No entanto, desafios estruturais impostos pelo Novo Ensino Médio e a fragmentação curricular foram identificados como limitações ao aprofundamento dos conteúdos. Conclui-se que o PRP é uma ferramenta essencial para a formação docente, proporcionando experiências que fortalecem o ensino de História em uma perspectiva crítica e inclusiva.
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    Entre insígnias e brasões: a construção do Movimento Armorial sob a ótica do Diário de Pernambuco (1970-1974)
    (2024-10-04) Soares Júnior, José Benedito; Silva, Lucas Victor; http://lattes.cnpq.br/0058476610695399; http://lattes.cnpq.br/2171560150857240
    Esta pesquisa busca analisar a divulgação do Movimento Armorial nas publicações do jornal Diário de Pernambuco (DP), na cidade do Recife, no período de 1970 a 1974. Utilizando o jornal como fonte e objeto, buscamos identificar como o DP divulgava e representava o Movimento Armorial em suas edições. Buscamos também abordar o papel dos sujeitos envolvidos na divulgação do Movimento Armorial, suas posições sociais e o apoio estatal dado a esta manifestação cultural. Os dados desta pesquisa foram coletados na Hemeroteca Digital, no site da Biblioteca Nacional, sendo utilizado como filtro a palavra ‘armorial’. A análise dos dados evidenciou que os discursos produzidos pelo DP são semelhantes ao discurso estatal no campo da cultura. Esse discurso busca retratar o Movimento Armorial, em especial a Orquestra Armorial de Câmara do Recife como uma manifestação que representa as raízes da cultura brasileira.
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    Interseções de gênero no Programa de Bolsas de Iniciação à Docência da UFRPE: um relato da experiência em núcleo de gênero de escola da rede estadual de Pernambuco
    (2021-02-19) Albuquerque, Adriana de Souza; Silva, Lucas Victor; http://lattes.cnpq.br/0058476610695399; http://lattes.cnpq.br/2963782145798809
    Este artigo apresenta um relato de experiência, mediante revisão de literatura e observação participativa realizada em uma Escola de Referência em Ensino Médio da rede estadual de Pernambuco, vivenciada no âmbito do Programa de Iniciação à Docência (PIBID), da subárea de História, da Universidade Federal Rural de Pernambuco. O presente texto reflete sobre as potencialidades educativas da abordagem de gênero realizadas dentro de um Núcleo de Gênero. Concluímos que, graças aos movimentos populares e às demandas sociais, durante o período de redemocratização o Brasil avança na criação de inúmeros documentos da educação que reforçaram a importância do ensino de gênero nas escolas. Contudo, dada a conjuntura política dos últimos anos, imprudentemente o ensino de gênero tem sido censurado de documentos oficiais, através da ingerência das bancadas neoconservadoras e neoliberais. Em contrapartida a tal retrocesso, a Secretaria da Mulher de Pernambuco, amplia o número de instituições de ensino com Núcleos de Estudos de Gênero e Enfrentamento da Violência Contra Mulher, possibilitando que professores e professoras possam atuar no ensino de gênero nas escolas.
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    Maracatu Nação de Pernambuco: pesquisas e perspectivas para a cultura popular de tradição nas Ciências Humanas
    (2024-10-03) Souza, Karen Adrielly Aguiar de; Silva, Lucas Victor; http://lattes.cnpq.br/0058476610695399; http://lattes.cnpq.br/5178419813945067
    Este trabalho apresenta os resultados do levantamento bibliográfico sobre o Maracatu Nação de Pernambuco, de 2013 a 2023. O Inventário cultural dos maracatus nação, organizado por Isabel Guillen (2013), foi o último trabalho produzido que realizou um levantamento da trajetória do maracatu enquanto objeto de pesquisa, além de agrupar outros nove trabalhos sobre o mesmo tema. Foram selecionadas 14 produções para a pesquisa, e 13 destas foram analisadas conforme a metodologia adotada. As discussões foram elaboradas acerca dos aspectos de gênero, território, tipos e métodos de pesquisa e tipos de fontes observadas no levantamento bibliográfico. Os resultados apontam para mudanças no perfil dos pesquisadores/as com o ingresso de maracatuzeiros/as na universidade. Há um crescimentos na quantidade de produções advindas de pesquisadoras pernambucanas. Nossas conclusões apontam para a necessidade de maior controle e rigor no que diz respeito aos aspectos éticos da pesquisa com a cultura popular de tradição. Aspectos estes que deveriam ser tematizados na formação de pesquisadores e pesquisadoras e na regulamentação da atividade científica nacional.
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    Nesse livro tem quadrinhos: uma análise do edital e do Guia PNLD 2018 e da coleção Cenas da História
    (2019-12-17) Silva Júnior, Carlindo José da; Silva, Lucas Victor; http://lattes.cnpq.br/0058476610695399; http://lattes.cnpq.br/5342526045645672
    O presente trabalho monográfico analisa a presença das histórias em quadrinhos em dois documentos governamentais e uma coleção de livros didáticos: o Edital e o Guia do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) de 2018 e a coleção Cenas da História, voltada para o Ensino Médio. Por meio da análise de conteúdo são observadas em primeiro lugar, como as histórias em quadrinhos aparecem no Edital, de que forma ele faz defesa à sua presença nas propostas de coleções didáticas. Em segundo lugar são analisados os três volumes da coleção Cenas da História. Usando o livro do estudante e do professor são verificadas as formas como aparecem e são utilizadas as narrativas gráficas sequenciais no ensino de História, para isso serão são descritos e analisados as HQs existentes na coleção (aquelas pertencentes a mesma e HQs oriundas de outros locais de produção), suas propostas de atividade e as instruções trazidas para o professor no manual a ele dedicado. São utilizadas na abordagem as seguintes categorias: uso da HQ como ilustração, uso da HQ como fonte histórica, HQ que favorece o protagonismo docente e HQ que favorece o protagonismo discente. O último objeto de análise é o Guia do PNLD 2018, no tocante a sua avaliação e sugestões de uso coleção didática analisada anteriormente. Ao fim da pesquisa são apresentados e discutidos os resultados obtidos, como também são feitas sugestões visando o aperfeiçoamento dos documentos e do material didático estudado.
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    O estado do conhecimento da pesquisa sobre a avaliação das aprendizagens no ensino de história em Pernambuco: um estudo introdutório
    (2019-12-16) Araújo, Gustavo Folena; Silva, Lucas Victor; http://lattes.cnpq.br/0058476610695399; http://lattes.cnpq.br/6735668398414628
    Este artigo apresenta um estudo introdutório do estado do conhecimento da pesquisa sobre a avaliação no ensino de história em Pernambuco. A pesquisa permite, pois, a percepção de opções teórico-metodológicas, avanços e redundâncias na produção de saber sobre o objeto de estudo. O corpus sobre o qual incidiu a pesquisa é composto de teses e dissertações defendidas entre 2008 e 2018 em programas de pós-graduação nas áreas de História e de Educação vinculados a universidades públicas federais situadas em Pernambuco. Foram encontradas e categorizadas duas dissertações as quais foram analisadas em profundidade, tendo como base as seguintes questões: como o tema é abordado? Qual a concepção teórica e metodológica subjacente? Há coerência entre teoria e método? Quais as concepções de Ensino de História e de avaliação que fundamentam o trabalho? Que novos aspectos são anunciados? Os autores e as autoras que nos influenciaram em toda a pesquisa foram Perrenoud, Zabala, Luckesi, Guba e Lincon; dentre outros. Os resultados demonstram que os temas são abordados por um viés qualitativo de pesquisa, preponderando a análise documental, a entrevista e a observação; a concepção de Ensino de História é ausente em uma das dissertações e em outra predomina a perspectiva crítica; e, em relação à concepção de avaliação, ambas defendem em seus referenciais teóricos a avaliação formativa reguladora. Como as dissertações foram desenvolvidas a partir de pesquisas no Ensino Fundamental e no Ensino Médio, registramos a lacuna existente em relação a pesquisas que investiguem a avaliação na Educação Superior e, mais especificamente, a avaliação na formação do professor de História.
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    O lugar da educação das relações étnico-raciais na prática docente segundo as concepções de professores da Educação de Jovens, Adultos e Idosos
    (2021-07-19) Souza, Edileuza Maria de; Silva, Lucas Victor; http://lattes.cnpq.br/0058476610695399; http://lattes.cnpq.br/3682038188263725
    A presente monografia se propõe a investigar a abordagem das temáticas pertinentes à Educação das Relações Étnico-Raciais (ERER) segundo as concepções de docentes atuantes na Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI). O problema foi determinado a partir das vivências in loco, na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), onde cursamos a Licenciatura em Pedagogia; e nas escolas públicas e particulares, nos períodos do estágio na rede de ensino do Recife, Pernambuco. Sua elaboração surgiu de questionamentos acerca da inexistência da abordagem de conteúdos sobre a cultura e a História da África e dos afro-brasileiros nas salas de aula observadas nas etapas formativas teórico-práticas do curso superior. O objetivo geral desta pesquisa consiste em analisar as concepções docentes sobre o ensino das temáticas pertinentes a ERER, tais como História da África e dos e afro-brasileiros, nas turmas de Educação de Jovens, Adultos e Idosos. Nossos objetivos específicos; analisar as concepções docentes sobre sua formação inicial e continuada em ERER; analisar as concepções docentes sobre suas práticas através das quais abordavam a ERER nas suas turmas do EJAI; analisar a articulação ou desarticulação entre das concepções docentes e as DCNERER. Para tanto, utilizamos questionários on-line para serem respondidos por docentes que atuam ou atuaram no EJAI. À guisa desse trabalho foi pensada como uma primeira incursão da pesquisadora no universo do EJAI permeado pelos significados do povo negro, criando percepções acerca da natureza de suas diversidades e de suas diferentes formas de aprendizagem.
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    O lugar da história local nos livros didáticos: um estudo sobre a abordagem da história local nos livros de História dos anos iniciais do Ensino Fundamental do PNLD 2019
    (2021-12-07) Silva, Emmylayne Lima do Nascimento; Silva, Lucas Victor; http://lattes.cnpq.br/0058476610695399; http://lattes.cnpq.br/0641239923267110
    Nos anos iniciais do Ensino Fundamental, o ensino da história local (HL) representa uma estratégia efetiva para o desenvolvimento do pensamento histórico, enquanto o livro didático é um dos principais materiais de trabalho utilizados no cotidiano escolar. Considerando isso, este estudo teve como objetivo analisar como a temática da história local é abordada nas edições dos livros didáticos de História. Para tanto, analisamos duas coleções da disciplina de História selecionadas pelo Programa Nacional do Livro Didático 2019. Neste estudo, que é de natureza qualitativa, foi utilizado como método para coleta de dados a análise de conteúdo (BARDIN, 2002). O levantamento teórico acerca desta temática se fundamenta nos pressupostos de muitos estudiosos como, Melo (2015), Caimi (2010), Fonseca (2003), Choppin (2004) e Bittencourt (2005). A partir dessa investigação pode-se perceber que as propostas curriculares da Base Nacional Comum Curricular determinam a frequência e a maneira como as abordagens da HL devem surgir ao longo dos volumes das obras. Sendo assim, identificamos que a abordagem da história local no livro didático se dá de maneira mais articulada com as concepções atuais sobre o Ensino de História. Constatamos que os conteúdos históricos mobilizados nas coleções são articulados e proporcionam o estudo da história local por meio da pesquisa. Contudo, também observamos que as obras se contradizem e em muitos momentos deixam em evidência a manutenção dos modelos tradicionais de ensino.
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    O rock em Pernambuco: um estudo do estado do conhecimento
    (2021-12-14) Neves Junior, João Cordeiro; Silva, Lucas Victor; http://lattes.cnpq.br/0058476610695399; http://lattes.cnpq.br/0081118495736740
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    O Xangô Pernambucano no Museu do Estado de Pernambuco: a narrativa reproduzida no Núcleo Afro-brasileiro da Exposição Pernambuco Território e Patrimônio de um Povo
    (2024-03-04) Santana, Luiz Felipe de; Silva, Lucas Victor; http://lattes.cnpq.br/4776423706933290
    Este artigo busca fazer uma análise do núcleo Xangô Pernambucano que compõe a exposição permanente Pernambuco: Território e Patrimônio do Povo do Museu do Estado de Pernambuco (MEPE). Abordaremos inicialmente a constituição do acervo que compõe a coleção e, em seguida, a maneira como estes objetos são apresentados pela exposição. Na oportunidade, debateremos a função dos museus históricos e a legitimidade que as narrativas reproduzidas nesses espaços possuem na sociedade. Nossas fontes de pesquisa são: o texto curatorial da exposição e a expografia do núcleo expositivo, analisadas sob a perspectiva da História. Nossa fundamentação teórica recorreu a autores como Francisco Regis L. Ramos e Myrian Sepúlveda dos Santos. Enquanto resultados da investigação afirmamos a compreensão da narrativa do núcleo expositivo Xangô Pernambucano como reprodução da interpretação de Gilberto Freyre acerca da formação da identidade brasileira.
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    Para além do texto escrito: a presença audiovisual no livro didático de história
    (2017) Freitas, Renan Moura de; Silva, Lucas Victor; http://lattes.cnpq.br/0058476610695399; http://lattes.cnpq.br/3802404445141358
    O livro didático é um dos mais importantes instrumentos utilizados na educação básica no Brasil. Os estudos das coleções do PNLD são essenciais para compreender os caminhos pedagógicos assumidos pela cultura escolar e as relações de ensino-aprendizagem. O objetivo da presente pesquisa foi analisar o uso das produções fílmicas pelo livro didático, trazendo reflexões referentes ao ensino de história. Para isso, consideramos as duas coleções mais distribuídas nacionalmente pelo PNLD no ano de 2015, referente à etapa escolar do Ensino Médio. Além disso, foi necessário um recorte temático dentro das coleções, sendo optado como objeto de estudo a história do período colonial da América Portuguesa. A análise produziu reflexões acerca de representações do ensino de história atualmente e contribuiu para repensar limites e possibilidades do uso de obra fílmica pelos livros didáticos.
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    Pod-quem? Quais são e onde estão os podcasts de professores de História e historiadores do Brasil
    (2022-06-01) Santos, Danton Soares Brasil dos; Silva, Lucas Victor; http://lattes.cnpq.br/0058476610695399; http://lattes.cnpq.br/4444145731240665
    O objetivo deste trabalho é realizar um levantamento acerca dos podcasts produzidos por professores de história e historiadores. A pesquisa realizou os seguintes passos: leituras bibliográficas sobre a história do podcast e dos usos do podcast na educação e levantamento dos podcasts de temática histórica produzidos por professores de história e historiadores. O levantamento foi realizado nas seguintes plataformas: Google, Apple Podcasts e Spotify. Utilizamos os seguintes critérios: podcasts usam da história como sua temática principal, com português como sua língua falada e dentro do território brasileiro, que um professor de história e/ou historiador seja seu principal produtor e/ou apresentador. A conclusão é que existe uma nova produção de programas voltados para o grande público e o público escolar, com uma variados formatos e temáticas, em sua maioria iniciados em 2020, o que habilita uma ampla gama de possibilidades de uso do podcast em sala de aula, seja como objeto de estudo, material de referência ou projeto de construção de um programa.
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