Navegando por Autor "Silva, Lizandra Karoline Sales da"
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Item Música e docência: o que dizem os docentes acerca do trabalho com a música na Educação infantil(2023-09-15) Silva, Lizandra Karoline Sales da; Sales, Michelle Beltrão Soares; http://lattes.cnpq.br/1145653737118181; http://lattes.cnpq.br/9328298404518542O presente trabalho tem como objetivo geral compreender as concepções de docentes que atuam em escolas regulares acerca do ensino de música na Educação Infantil. Elencamos três objetivos específicos, sendo estes: identificar o perfil profissional do profissional de música que atua em escolas; identificar as práticas musicais desenvolvidas pelos educadores (as) que atuam com a música na Educação Infantil; caracterizar as concepções sobre o ensino de música dos docentes que atuam na Educação Infantil. A metodologia utilizada consiste na abordagem qualitativa. No que diz respeito ao instrumento para a coleta de dados, utilizamos questionários que foram aplicados através de uma plataforma digital. No que tange ao universo e sujeitos da pesquisa, tivemos professores (as) de música que atuam na Educação Infantil de escolas regulares de Recife-PE e região metropolitana. Estes professores (as), por sua vez, possuem no mínimo três anos de experiência docente. Ressalta-se que a escolha deles, não teve como critério a sua formação ser de modo, exclusivo, a Licenciatura em Música. Contudo, no capítulo da análise dos dados, pudemos observar quem são, de fato, estes profissionais e qual a sua formação. A análise dos dados se baseou nas concepções da análise de conteúdo. Através da mesma, desenvolvemos as categorias que foram construídas a partir dos objetivos específicos deste trabalho, delineamos então, um perfil dos docentes que participaram da pesquisa. Ainda, identificou-se as práticas musicais desenvolvidas por estes docentes na Educação Infantil, e, caracterizou-se as concepções sobre o ensino da música destes docentes. Buscou-se também, um diálogo constante entre os dados e o aporte teórico, principalmente Brito (2003) e Spohr (2016), bem como nos documentos que norteiam a Educação Infantil em nosso país. Na análise dos dados foi possível identificar para além das práticas e concepções, as dificuldades e desafios que permeiam o cotidiano destes educadores(as), as suas razões para esperançar, demonstrada através da boa recepção das crianças para com as suas práticas.
