Logo do repositório
Comunidades & Coleções
Busca no Repositório
Guia Arandu
  • Sobre
  • Equipe
  • Como depositar
  • Fale conosco
  • English
  • Português do Brasil
Entrar
Novo usuário? Clique aqui para cadastrar.Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Silva, Jonhns Alexandre Alves da"

Filtrar resultados informando o último nome do autor
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por Página
  • Opções de Ordenação
  • Imagem de Miniatura
    Item
    O futsal enquanto conteúdo de ensino da educação física escolar
    (2023-05-05) Silva, Jonhns Alexandre Alves da; Vieira, Ana Luiza Barbosa; http://lattes.cnpq.br/2045282789284599; http://lattes.cnpq.br/3428908838084021
    O esporte é um dos fenômenos socioculturais mais importantes da humanidade, manifestado de distintas formas e contextos, dentre esses, o âmbito escolar. O futsal é uma das modalidades mais praticadas na escola, e considerando sua relevância na formação das crianças e jovens, o problema que norteou o presente estudo foi: qual o conhecimento relativo ao futsal enquanto conteúdo de ensino da Educação Física Escolar é apresentado através das produções científicas? O objetivo geral foi analisar o futsal, enquanto conteúdo de ensino da educação física escolar através das produções científicas. Quanto aos objetivos específicos: verificar a importância do futsal enquanto conteúdo de ensino das aulas de educação física escolar através da literatura específica; e analisar o conteúdo de ensino relativo ao Futsal em aulas de educação física escolar em documentos adotados pelos órgãos gestores das escolas públicas em Pernambuco. A presente pesquisa foi de natureza exploratória, e quanto aos procedimentos de coleta, bibliográfica. Entre os resultados, foram verificados estudos que afirmam haver no interior da escola, professores de Educação Física que embora sejam conhecedores das ações pedagógicas mais adequadas, acatam e utilizam o futsal com ênfase em conteúdos técnico-táticos, relacionando-o a conquistas competitivas, promovendo exclusão e desigualdade em relação ao oferecimento de oportunidades para os alunos no contexto escolar. Em contrapartida, há autores que apresentam estudos nos quais os professores defendem a utilização do conteúdo futsal no cenário escolar, objetivando a formação integral e a socialização dos alunos, dando-lhes oportunidades de protagonismo ao longo das aulas de Educação Física, qualificando, assim, o processo ensino aprendizagem. Conclui-se com o presente estudo, que o futsal enquanto conteúdo de ensino da educação física escolar ainda possui características do esporte-perfomance, porém, de acordo com nossos dados, existe uma crescente corrente de profissionais que atuam neste contexto, e que se empenham para que o fenômeno possua a sua verdadeira identidade no cenário escolar, mostrando a importância para o desenvolvimento dos estudantes a partir da vivência do futsal enquanto conteúdo de ensino da Educação Física Escolar.
Logo do SIB-UFRPE
Arandu - Repositório Institucional da UFRPE

Universidade Federal Rural de Pernambuco - Biblioteca Central
Rua Dom Manuel de Medeiros, s/n, Dois Irmãos
CEP: 52171-900 - Recife/PE

+55 81 3320 6179  repositorio.sib@ufrpe.br
Logo da UFRPE

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Enviar uma sugestão