Navegando por Autor "Silva, Isabelly Laís Batista da"
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Item Divulgação cientifica através do Instagram: uma aplicação no ensino médio da Educação de Jovens e Adultos (EJA) para o ensino de Química(2024-03-04) Silva, Isabelly Laís Batista da; Leite, Bruno Silva; http://lattes.cnpq.br/4932752031807872; http://lattes.cnpq.br/6953309899704712Diante da rápida evolução das linguagens e as formas de comunicação a sociedade tem passado por diferentes transformações. Essas transformações tem impactado a sociedade, principalmente por meio das redes sociais. Dentre as redes sociais, o Instagram é uma das redes que mais crescem atualmente, alçando ainda mais usuários diariamente, atingindo todos os públicos, indo do jovem ao idoso. Relacionar essa rede social com a Ciência pode ser um recurso facilitador para compreensão da Química, visto que muitos estudantes se interessam, mas poucos de fato conseguem compreender. Por outro lado, a Divulgação Cientifica vem com intuito de aproximar esses dois mundos, tecnologia e ciência, disponibilizando uma visão e linguagem mais clara dos textos científicos para que muitos possam compreender a Ciência de forma mais simples e possibilitando acesso para os que não a possuem. Nesse sentido, o objetivo desta pesquisa foi realizar uma análise sobre como páginas do Instagram, que fazem divulgação cientifica, podem auxiliar no processo de aprendizagem de estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA). A EJA é uma modalidade que faz parte da educação básica e é oferecida para jovens, adultos e idosos que não tiveram a oportunidade de cursar o ensino regular em tempo hábil. Assim, desenvolveu-se uma pesquisa descritiva na forma de estudo de campo, sendo abordada em uma perspectiva qualitativa, realizada em três etapas (Roda de conversa sobre o que os estudantes entendiam por divulgação científica; Levantamento de perfis dentro do Instagram que fazem divulgação científica; Questionário avaliativo). A pesquisa foi aplicada para estudantes do 3° ano do ensino médio da EJA, de uma escola pública estadual, localizada no Cabo de Santo Agostinho, Pernambuco. A coleta de dados ocorreu através de gravações de áudio e de um questionário. Os resultados mostram que os estudantes da EJA possuem dificuldades significativas quando se trata de Química e Ciência como um todo, onde alguns não conseguiram relacionar os textos científicos com conteúdos ou exemplos do cotidiano, embora outros estudantes tenham sido coerentes em suas respostas. Quanto às respostas do questionário, que relacionava as postagens com o aprendizado, notou-se ainda a dificuldade de enxergar uma DC no Instagram por parte dos estudantes, porém houve respostas satisfatórias que mostravam o potencial uso da plataforma para realizar DC e auxiliar na aprendizagem da Química.
