Logo do repositório
Comunidades & Coleções
Busca no Repositório
Guia Arandu
  • Sobre
  • Equipe
  • Como depositar
  • Fale conosco
  • English
  • Português do Brasil
Entrar
Novo usuário? Clique aqui para cadastrar.Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Silva, Ednaldo Luiz da"

Filtrar resultados informando o último nome do autor
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por Página
  • Opções de Ordenação
  • Imagem de Miniatura
    Item
    O trato com o conteúdo jogo nas aulas de educação física em escolas de referência no estado de Pernambuco
    (2019-12-17) Silva, Ednaldo Luiz da; Costa, Marcos André Nunes; http://lattes.cnpq.br/2739394540779281; http://lattes.cnpq.br/1710065331840562
    O jogo é um fenômeno que está presente em todo o mundo, fazendo parte do quotidiano de todas as camadas sociais e é praticado com diversas intenções. Dentro do ambiente escolar, especificamente no componente curricular Educação Física, o jogo é um conteúdo a ser ensinado, porém, por muitas vezes nas aulas de Educação Física observamos o jogo sendo utilizado como um meio para abordar outros conteúdos, ou até mesmo como recreação ou premiação, como se o jogo não fosse um fenômeno dotado de conhecimentos. Está pesquisa tem o objetivo de analisar como o conteúdo Jogo é tratado nas aulas de educação física em escolas de referência no Estado de Pernambuco, assim como também busca caracterizar o jogo como conteúdo da Educação Física e identificar o uso de documentos oficiais como norteadores da prática pedagógica dos professores de Educação Física. Foram aplicados questionários a professores do componente curricular Educação Física de doze (12) escolas de referência situadas na zona norte do Recife. Através desses questionários foi verificado que os professores das respectivas escolas utilizam os documentos oficiais na construção de seu planejamento e o conteúdo jogo se faz presente nas aulas de educação física. Também foi possível concluir que seis (6) dos participantes utilizam o jogo primeiro como uma ferramenta pedagógica e os outros seis (6) utilizam prioritariamente como conteúdo fim. Isso mostra a necessidade de uma formação continuada para os professores da rede Estadual, para que os mesmos possam entender que o jogo no âmbito da educação física se constitui primeiro como um conhecimento da cultura corporal que deve ser apreendido e compreendido pelos estudantes.
Logo do SIB-UFRPE
Arandu - Repositório Institucional da UFRPE

Universidade Federal Rural de Pernambuco - Biblioteca Central
Rua Dom Manuel de Medeiros, s/n, Dois Irmãos
CEP: 52171-900 - Recife/PE

+55 81 3320 6179  repositorio.sib@ufrpe.br
Logo da UFRPE

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Enviar uma sugestão