Navegando por Autor "Silva, Danielle Maria Braga da"
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Item Trajetórias de vida: caminhos percorridos pelos estudantes da educação de jovens e adultos durante a sua vida escolar(2019-02-12) Silva, Danielle Maria Braga da; Nova, Taynah de Brito Barra; http://lattes.cnpq.br/1093805068631305; http://lattes.cnpq.br/9093146079896441Este trabalho tinha como objetivo geral analisar a relação do estudante de Educação de Jovens e Adultos do município de São João/PE com a instituição escolar em suas trajetórias de vida. Para alcançá-lo, propomos conhecer, por meio de narrativas de histórias de vida, o percurso escolar dos alunos da EJA; identificar quais foram principais dificuldades encontradas pelos alunos durante a sua vida escolar; e estabelecer relações entre essas dificuldades e os sentidos atribuídos por eles a escola. Desenvolvemos nossa pesquisa em uma turma de 1ª e 2ª Fase de Educação de Jovens e Adultos de uma escola municipal de São João, no agreste pernambucano. A partir da Entrevista Narrativa, baseada nas Histórias Orais de Vida, coletamos os dados com dez estudantes. Nossa análise sobre as narrativas fez emergir quatro categorias. A primeira categoria, intitulada A escola compreendida na infância, retrata as memórias construídas sobre a instituição escolar durante a infância do aluno da EJA. A categoria Reflexões sobre a vida escolar, apresenta nossa análise sobre os depoimentos que envolvem as memórias dos alunos sobre as experiências vivenciadas com relação a escola. O Estímulo para ir à escola na infância e na fase adulta é tratado nesta terceira categoria. Os elementos que aqui elencamos nos esclarecem como a família tem peso nas decisões dos sujeitos da pesquisa. Na categoria A escola para a vida... A vida para além da escola, nos aproximamos de uma escola supervalorizada pelos alunos da EJA. Se por um lado eles reconhecem que a vida pode ensinar, por outro eles relatam que é a escola que pode fazê-los, enfim, ter uma vida mais fácil, nem que seja, apenas através da aprendizagem da leitura e da escrita.
