Navegando por Autor "Silva, Dailson Carlos de Oliveira"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por Página
- Opções de Ordenação
Item Análise das expectativas de aprendizagem do conteúdo jogo entre discentes do 3º ano do ensino médio em uma escola de referência em ensino médio na cidade de Tracunhaém: um estudo de caso(2019-07-22) Silva, Dailson Carlos de Oliveira; Costa, Marcos André Nunes; http://lattes.cnpq.br/2739394540779281; http://lattes.cnpq.br/6815313906220066O jogo faz parte dos cinco grandes conteúdos do componente curricular educação física. Ao longo de sua história o jogo teve objetivo e finalidades diferentes de acordo com a época e sociedade e podemos observar que sua relação com a educação dá-se fortemente com o ensino infantil, porém ele constitui-se importante para outras faixas etárias no que concerne a educação. No Estado de Pernambuco, o jogo é compreendido como componente da cultura corporal a ser trabalhado nas aulas de educação física. Para o 3º ano do ensino médio, espera-se que os estudantes compreendam o jogo e sejam capazes de refletir, perceber, compreender e explicar propriedades comuns e regulares acerca do objeto. Um estudo de caso foi realizado em uma Escola de Referência em Ensino médio na cidade de Tracunhaém com o objetivo de investigar a compreensão do conteúdo jogo no ensino médio, mediante expectativas de aprendizagem e constatou-se que 90% dos discentes do 3º tiveram aulas de E.F. no ensino fundamental, 91% estudaram o conteúdo jogo nas aulas de E.F. 99% responderam que tem ou tiveram aulas sobre o jogo no ensino médio, esses discentes responderam que a estratégia mais utilizada durante as aulas foi o uso de slides e que jogos esportivos foi o que mais foi trabalhado durante as aulas. Quando as perguntas faziam referências às expectativas 57% respondeu que podiam produzir textos sobre o jogo, 80% consegue diferenciar os conceitos dos diferentes jogos, 91% compreende os conceitos de vitória e derrota dentro dos jogos, 76% respondeu que compreende a importância da prática para a saúde e 91% respondeu que compreendia a importância para o lazer e o trabalho. A escola onde foi realizada a pesquisa mostrou-se capaz de atender as expectativas dos documentos para a E.F. em Pernambuco, mesmo apresentando limitações estruturais, porém não podemos afirmar que essa é uma realidade de todas as escolas da rede Estadual de ensino.
