Navegando por Autor "Silva, Carina Fernandes Bezerra da"
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Item Análise de crenças e atitudes de estudantes do curso de Licenciatura em Química sobre temas ciência-tecnologia-sociedade como indicadores da compreensão da natureza da ciência e da tecnologia(2020-10-28) Silva, Carina Fernandes Bezerra da; Firme, Ruth do Nascimento; http://lattes.cnpq.br/7234636790850019; http://lattes.cnpq.br/3349978068322310Neste trabalho monográfico temos como objetivo analisar crenças e atitudes de estudantes do curso de Licenciatura em Química sobre temas Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) como indicadores da compreensão da Natureza da Ciência e Tecnologia (NdCeT) na perspectiva da Alfabetização Científica e Tecnológica (ACT). A pesquisa foi desenvolvida no segundo semestre de 2019, e nela, adotamos uma abordagem quantitativa e qualitativa dos dados, consideramos aspectos éticos de que as informações obtidas nesta pesquisa são confidenciais, não havendo identificação dos participantes, e contamos com a participação de estudantes do curso de Licenciatura em Química de uma universidade pública federal brasileira. Adotamos a versão brasileira do Cuestionario de Opiniones sobre la Ciencia, Tecnología y la Sociedad (COCTS) como instrumento de coleta de dados e seguimos como procedimentos metodológicos: 1) Seleção das questões do COCTS; 2) Aplicação do COCTS com estudantes do curso de Licenciatura em Química; 3) Análise dos dados. A partir das análises realizadas, podemos dizer que os estudantes, participantes desta pesquisa, expressaram crenças e atitudes plausíveis, ingênuas e adequadas sobre diferentes temas CTS. Destacamos que para alguns dos temas CTS os estudantes apresentaram crenças e atitudes plausíveis, o que a nosso ver, é um resultado positivo. Contudo, crenças e atitudes adequadas foram representativas dos menores percentuais, revelando fragilidades. Estas fragilidades podem refletir na compreensão da NdCeT dos estudantes, comprometendo a ACT dos licenciandos. Portanto, propor e analisar processos formativos de professores sobre a Natureza da Ciência e da Tecnologia na perspectiva da ACT pode se constituir em uma promissora agenda de pesquisa para estudos futuros.
