Logo do repositório
Comunidades & Coleções
Busca no Repositório
Guia Arandu
  • Sobre
  • Equipe
  • Como depositar
  • Fale conosco
  • English
  • Português do Brasil
Entrar
Novo usuário? Clique aqui para cadastrar.Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Silva, Brenda Paula Valerio Miranda da"

Filtrar resultados informando o último nome do autor
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por Página
  • Opções de Ordenação
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Sequência didática investigativa para o estudo dos conceitos de ácido e base em aulas de Química no Ensino Médio
    (2022-06-10) Silva, Brenda Paula Valerio Miranda da; Batinga, Verônica Tavares Santos; http://lattes.cnpq.br/7759044153725982; http://lattes.cnpq.br/6438480756714283
    Esse trabalho analisa o desenvolvimento de uma sequência didática investigativa (SDI) sobre ácido-base, voltada para estudantes do 3º ano do Ensino Médio, que objetiva propiciar a participação ativa dos alunos e auxiliá-los nas dificuldades de aprendizagem sobre estes conceitos, enfrentadas no período da Pandemia da COVID 19. A sequência foi desenvolvida considerando algumas etapas do ensino por investigação, tais como: apresentação e resolução de um problema contextualizado, elaboração de hipóteses, buscar a passagem da ação manipulativa para a intelectual, com relação ao processo de construção do conhecimento e resolução de problemas pelos estudantes, e a construção de novas explicações para resolução do problema. As atividades planejadas se constituíram como instrumento de coleta de dados, e as produções dos estudantes como registro para análise dos dados, que foram analisados com base em categorias analíticas, elaboradas a partir do conhecimento químico sobre ácido e base, e aspectos do ensino por investigação. Os resultados apontam que a maioria dos estudantes apresentou uma compreensão mais embasada no conhecimento científico escolar, acerca dos conceitos trabalhados durante e após o desenvolvimento da SDI. Conclui-se que a utilização de uma sequência didática investigativa para abordar o tema de ácido e base, configurou-se como uma estratégia didática eficiente para o processo de construção do conhecimento pelos estudantes, em aulas de Química.
Logo do SIB-UFRPE
Arandu - Repositório Institucional da UFRPE

Universidade Federal Rural de Pernambuco - Biblioteca Central
Rua Dom Manuel de Medeiros, s/n, Dois Irmãos
CEP: 52171-900 - Recife/PE

+55 81 3320 6179  repositorio.sib@ufrpe.br
Logo da UFRPE

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Enviar uma sugestão