Logo do repositório
Comunidades & Coleções
Busca no Repositório
Guia Arandu
  • Sobre
  • Equipe
  • Como depositar
  • Fale conosco
  • English
  • Português do Brasil
Entrar
Novo usuário? Clique aqui para cadastrar.Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Silva, Adjane Melo da"

Filtrar resultados informando o último nome do autor
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por Página
  • Opções de Ordenação
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Produção de textos escritos a partir de uma sequência didática envolvendo o gênero história em quadrinhos
    (2019-11-26) Silva, Adjane Melo da; Cabral, Ana Catarina dos Santos Pereira; http://lattes.cnpq.br/7731108870085614; http://lattes.cnpq.br/7486455143462584
    Esta monografia originou-se a partir do seguinte problema de pesquisa: Quais as habilidades de escrita dos estudantes e os conhecimentos que eles apresentam em relação ao gênero textual história em quadrinhos? Diante do exposto, tivemos como objetivo geral: analisar a produção de textos de uma turma do 4º ano, a partir de uma sequência didática envolvendo o trabalho com histórias em quadrinhos. Esta pesquisa é relevante, pois proporciona aos educadores conhecimentos sobre os procedimentos metodológicos necessários à formação de produtores de textos e aborda um gênero textual facilitador da aprendizagem da leitura e da escrita, aspecto tão importante em nossa sociedade grafocêntrica. Em seu corpo teórico, esta monografia traz uma discussão sobre a produção de textos escritos. Além disso, aborda o surgimento histórico do gênero textual história em quadrinhos e da sua relação com a educação. Quanto aos procedimentos metodológicos, utilizou-se uma abordagem qualitativa, partindo de uma pesquisa-ação com estudantes do 4º ano do ensino fundamental de uma escola da rede municipal do Recife. Primeiramente aplicou-se uma diagnose inicial, para verificar as habilidades de escrita dos estudantes e os seus conhecimentos sobre o gênero textual história em quadrinhos. Em seguida, aplicou-se uma sequência didática visando produzir com os estudantes histórias em quadrinhos sobre a cidade do Recife. Com este estudo, verificou-se que os estudantes já possuíam alguns conhecimentos prévios em relação às histórias em quadrinhos, sendo capazes de identificar elementos básicos que caracterizam esse gênero. Porém, constatou-se que eles apresentaram dificuldades em relação à produção de textos escritos, problemas ortográficos, ausência de pontuação, frases iniciadas com letras minúsculas e dificuldades de criação e seleção de ideias. Concluiu-se que apesar das crianças terem dificuldades de escrita, quando elas são inseridas em práticas de escrita significativas e recebem auxílio necessário do docente, elas avançam em relação à escrita.
Logo do SIB-UFRPE
Arandu - Repositório Institucional da UFRPE

Universidade Federal Rural de Pernambuco - Biblioteca Central
Rua Dom Manuel de Medeiros, s/n, Dois Irmãos
CEP: 52171-900 - Recife/PE

+55 81 3320 6179  repositorio.sib@ufrpe.br
Logo da UFRPE

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Enviar uma sugestão