Navegando por Autor "Silva, Érika Waléria Paulino da"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por Página
- Opções de Ordenação
Item Como a produção do conhecimento vem tratando gênero na escola nas aulas de educação física(2023-09-14) Silva, Érika Waléria Paulino da; Lindoso, Rosângela Cely Branco; http://lattes.cnpq.br/3076590717855221; http://lattes.cnpq.br/3571751621160409A escola é o ambiente onde se vivencia as primeiras relações em coletivos, em grupos sociais e também onde temos as primeiras experiências de exclusão, preconceito ou discriminação. A discussão sobre gênero é feita de forma generalizada há algum tempo na nossa sociedade e seu conceito está sempre relacionado ao momento social em que vivemos. É uma discussão cada vez mais necessária, principalmente no ambiente escolar por ser um dos motivos de exclusão que vivenciamos na escola, sendo a disciplina de educação física mecanismo importante, já que está em contato constante com a diversidade dos corpos e suas culturas. Esta pesquisa se trata de um levantamento bibliográfico dos últimos três anos (2020-2023) que busca identificar o que vem sendo produzido cientificamente sobre gênero nas aulas de educação física. Diante das análises dos dados recolhidos foi percebido que o conceito de gênero é algo semelhante entre os autores, além das problemáticas do cotidiano serem pontuadas constantemente e pesquisas que tratam as questões de gênero com amplitude abrangendo pautas LGBTQIA+ ou das pessoas que não se identificam em gênero algum são quase nulas, o que nos faz refletir sobre o quanto ainda precisamos pesquisar sobre o tema.
