Logo do repositório
Comunidades & Coleções
Busca no Repositório
Guia Arandu
  • Sobre
  • Equipe
  • Como depositar
  • Fale conosco
  • English
  • Português do Brasil
Entrar
Novo usuário? Clique aqui para cadastrar.Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Santana, Lívia Carolina Nascimento"

Filtrar resultados informando o último nome do autor
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por Página
  • Opções de Ordenação
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Literatura para além das palavras: o gênero conto em diálogo com outras artes
    (2023-09-29) Santana, Lívia Carolina Nascimento; Silva, Ivanda Maria Martins; http://lattes.cnpq.br/8436216704557833; http://lattes.cnpq.br/6787585752021755
    A formação de leitores é permeada por desafios que são historicamente relacionados ao ensino da literatura no Brasil, sendo assim, a desmotivação dos discentes diante dos textos literários instiga a busca por estratégias didáticas que superem essas dificuldades. Nesse contexto, a presente pesquisa, realizada de forma articulada ao Programa de Residência Pedagógica-PRP/Capes de Língua Portuguesa do Curso de Licenciatura em Letras/EAD da Universidade Federal Rural de Pernambuco/UFRPE, tem como objetivo analisar como relações intertextuais e intersemióticas entre literatura e diferentes linguagens artísticas podem ser utilizadas em práticas de letramentos literários de discentes do Ensino Médio, considerando a formação de leitores críticos a partir do gênero conto. Os eixos teóricos incluíram os autores Cosson (2021), Soares (2019), Silva (2022), Scheffel (2016) e Freire (1995) quanto aos letramentos e à formação do leitor crítico; Koch, Bentes e Cavalcante (2008), Samoyault (2008) e Santaella (2007) acerca da intertextualidade e intersemiose; além de Gotlib (1998), Silva (2003) e Terra (2019) em relação ao conto na sala de aula. A investigação, realizada por meio de um estudo de caso em uma escola pública da rede estadual de Pernambuco, seguiu o percurso metodológico da pesquisa-ação, com movimentos cíclicos e integradores entre avaliação diagnóstica-ação-reflexão-ação. A partir da escuta das vozes dos sujeitos no ambiente escolar, compreendendo suas relações com a literatura, foi elaborado o Plano de Ação Pedagógica – PAPE, com base na sequência básica de Cosson (2021). Posteriormente, foram aplicadas as sequências didáticas do PAPE considerando as potencialidades do gênero literário conto em diálogo com outras linguagens artísticas. Os resultados da pesquisa mostraram que o uso de artes que fazem parte da realidade do discente fora do ambiente escolar, quando utilizadas na etapa de motivação, causa impactos positivos na produção de sentidos e na criticidade do leitor. Portanto, as conexões dialógicas são potenciais estratégias para a formação de leitores literários críticos.
Logo do SIB-UFRPE
Arandu - Repositório Institucional da UFRPE

Universidade Federal Rural de Pernambuco - Biblioteca Central
Rua Dom Manuel de Medeiros, s/n, Dois Irmãos
CEP: 52171-900 - Recife/PE

+55 81 3320 6179  repositorio.sib@ufrpe.br
Logo da UFRPE

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Enviar uma sugestão