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Navegando por Autor "Santana, Islley Kauana Marques de"

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    Abordagem cordial de conceitos químicos: razão e emoção para construção de um ensino de Química mais humanizado
    (2022-06-01) Santana, Islley Kauana Marques de; Simões Neto, José Euzébio; http://lattes.cnpq.br/3560726840212196
    No século XXI as metodologias de Ensino e Aprendizagem utilizadas nas aulas de Ciências ainda são predominantemente tradicionais, o que admite que as/os estudantes sejam vistos enquanto sujeitos passivas/os e não reflexivas/os nesse processo. Com intenção de repensar essas características de Ensino acrítico, conteudista e disseminador de preconceitos, defendemos um modelo de escola que busca a valorização da Educação em Direitos Humanos. Mas, para isso, é necessário que haja a formação, inicial e continuada, de professoras e professores de Ciências que se preocupam na formação de pessoas para além dos conteúdos científicos, buscando estimular a reflexão crítica e o incômodo com as injustiças sociais. Uma das possibilidades que enxergamos para isso é a elaboração de Estratégias Didáticas baseadas nos Conteúdos Cordiais, ou seja, conteúdos de ciências pedagogizados a partir da Educação em Direitos Humanos que buscam fundir razão e emoção. Diante do exposto, o presente texto busca trabalhar com a relação entre o Ensino de Química e a Educação em Direitos Humanos, no âmbito da formação inicial e continuada, considerando a elaboração de estratégias didáticas com base nos conteúdos cordiais. Para isso, estabelecemos como objetivo analisar a compreensão de professoras e professores de Química, em formação inicial e continuada, sobre o trabalho com a relação entre o ensino de conteúdos científicos e a Educação em Direitos Humanos. Inicialmente elaboramos e aplicamos um minicurso de formação para as/os estudantes da Residência Pedagógica do curso de Licenciatura em Química e, em outro momento, para as/os estudantes do Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências (PPGEC), ambos da Universidade Federal Rural de Pernambuco, abordando os conteúdos cordiais e as formas de trabalhar com eles em sala de aula, com destaque para sequências didáticas, sequências didáticas CTS-arte e oficinas pedagógicas. Os participantes produziram propostas ao final de cada ação, que foram analisadas utilizando um instrumento contendo os seguintes critérios: 1) Estrutura e Organização; 2) Tema, Contexto e Conteúdo; 3) Metodologia. Para cada critério, classificamos as propostas como Suficiente, Pouco Suficiente e Mais que Suficiente. Foi possível observar, durante o processo de análise das propostas, que as/os estudantes tiveram um bom envolvimento com os conteúdos cordiais. Entretanto, entendemos que ainda temos muito o que avançar no que se trata de formação de professoras e professores que com abordagem da Educação em Direitos Humanos e o Ensino de Ciências.
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