Navegando por Autor "Santana, Fernanda Kelly de"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por Página
- Opções de Ordenação
Item Análise da participação das mulheres nas Ciências Exatas: um incentivo necessário(2021-02-26) Santana, Fernanda Kelly de; Lins, Micherllaynne Alves Ferreira; http://lattes.cnpq.br/1692078320318220; http://lattes.cnpq.br/9819403074795750Historicamente a presença feminina em universidades foi marcada por déficits e dificuldades, as mulheres não tinham acesso à educação, e eram ensinadas apenas a cuidar da casa e da família, o sonho de ser independente e contribuir com a sociedade estava distante. Com muita luta, estas conquistaram primeiramente espaços na educação primária e secundária e só após longos anos que ingressaram na educação superior. O presente estudo teve como objetivo analisar a formação e participação das mulheres no contexto das Ciências Exatas, evidenciando as dificuldades e perspectivas destas. Trata-se de um estudo retrospectivo, descritivo e documental, realizado através de banco de dados da UFRPE (Universidade Federal Rural de Pernambuco) e estudos relacionados feito através de uma revisão narrativa da literatura. O estudo evidenciou as dificuldades enfrentadas pelas mulheres durante a formação e atuação, principalmente no tocante as Ciências Exatas, enfatizando ainda a baixa participação feminina nessas áreas. Como resultado obteve-se que o corpo docente da instituição analisada é predominantemente masculino, já o corpo discente ingressante é predominantemente masculino em todos os cursos analisados, quanto ao recorte perante as áreas de exatas essa diferença é ainda maior, por outro lado, para todos os cursos analisados, mais mulheres conseguem concluir a graduação. Como esperado, segundo o último censo do DGP, desde jovens os homens majoritariamente ocupam cargos de liderança, enquanto que as mulheres continuam sendo a maioria como não liderança nos grupos de pesquisa. Para os estudantes que produzem pesquisa, felizmente as mulheres são maioria nos diferentes níveis de treinamento.
