Logo do repositório
Comunidades & Coleções
Busca no Repositório
Guia Arandu
  • Sobre
  • Equipe
  • Como depositar
  • Fale conosco
  • English
  • Português do Brasil
Entrar
Novo usuário? Clique aqui para cadastrar.Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Rodrigues, Sara Cristina Pinto"

Filtrar resultados informando o último nome do autor
Agora exibindo 1 - 3 de 3
  • Resultados por Página
  • Opções de Ordenação
  • Imagem de Miniatura
    Item
    A inserção dos tópicos de raios-X e efeito Compton no Ensino Médio
    (2021-12-13) Ramos, Bruno da Silva; Rodrigues, Sara Cristina Pinto; http://lattes.cnpq.br/3203651092650480; http://lattes.cnpq.br/0524745725966990
    A forma como a Física é abordada no ensino médio das escolas brasileiras tem um foco quase que totalmente voltado para a física newtoniana, o que acaba causando uma total falta de tato dos alunados com tópicos de física moderna. Em consequência disto, e mantendo em mente que embora esta seja uma área de pesquisa relativamente nova, que surgiu por volta do final do século XIX e inicio do século XX, os conteúdos da física moderna já estão sendo aplicados em diversos lugares. Este presente trabalho tem como proposta a inserção dos tópicos de Raios-X e efeito Compton na grade curricular do ensino médio, tais tópicos são de grande importância para a física moderna e para a vida cotidiana das pessoas, por exemplo, os Raios-X são usados em larga escala para ajudar a população de várias formas diferentes, entre outras aplicações.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Carta solar e relógio de sol como recursos didáticos para o ensino de astronomia
    (2022-06-11) Alves, Crelison Nelson Hermenegildo; Silva, Gilvan Francisco da; Rodrigues, Sara Cristina Pinto; http://lattes.cnpq.br/3203651092650480; http://lattes.cnpq.br/0645929440091676; http://lattes.cnpq.br/7423146956315419
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Flex-Astro: recurso educacional para o ensino da astrobiologia na educação básica
    (2022-06-04) Souza, João Batista de; Lima, Victor Hugo Moreira de; Rodrigues, Sara Cristina Pinto; http://lattes.cnpq.br/3203651092650480; http://lattes.cnpq.br/6259720330130203
    As Tecnologias da Informação e Comunicação possibilitam acesso rápido a um grande número de informações, todavia a quantidade e facilidade na obtenção da informação não implicam em conhecimento construído. Partindo desta premissa há algumas estratégias didáticas que tem como objetivo orientar estudantes a utilizarem os recursos tecnológicos, como a internet, no processo de aprendizagem, entre elas a FlexQuest. Neste sentido, o presente estudo teve como objetivo produzir uma FlexQuest voltado ao ensino de astrobiologia com base no princípio da Teoria da Aprendizagem Significativa. A intervenção foi dividida em dois encontros, totalizando 4 horas/aula. A pesquisa foi aplicada na ECITE Luiz Gonzaga Burity, no município de Ingá, Estado da Paraíba, para estudantes da 2ª série do Ensino Médio. O resultado da aplicação da FlexQuest desenvolvida foi realizado à luz da análise dos questionários pré e pós-teste, para categorizar o conhecimento dos estudantes e mapear possíveis mudanças em sua aprendizagem. Mediante análise dos questionários, pode-se inferir que a proposta desenvolvida proporcionou aos estudantes um melhor desempenho. Desta forma, a FlexQuest foi um recurso didático que contribuiu para a construção do conhecimento nos estudantes da Educação Básica por meio de uma aprendizagem potencialmente significativa.
Logo do SIB-UFRPE
Arandu - Repositório Institucional da UFRPE

Universidade Federal Rural de Pernambuco - Biblioteca Central
Rua Dom Manuel de Medeiros, s/n, Dois Irmãos
CEP: 52171-900 - Recife/PE

+55 81 3320 6179  repositorio.sib@ufrpe.br
Logo da UFRPE

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Enviar uma sugestão