Logo do repositório
Comunidades & Coleções
Busca no Repositório
Guia Arandu
  • Sobre
  • Equipe
  • Como depositar
  • Fale conosco
  • English
  • Português do Brasil
Entrar
Novo usuário? Clique aqui para cadastrar.Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Prazeres, Ronald Silva dos"

Filtrar resultados informando o último nome do autor
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por Página
  • Opções de Ordenação
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Sequência didática sobre o tema sociocientífico irradiação de alimentos para o estudo do conteúdo de radioatividade
    (2022-09-27) Prazeres, Ronald Silva dos; Batinga, Verônica Tavares Santos; Sousa, Yrailma Katharine de; http://lattes.cnpq.br/8274315960873366; http://lattes.cnpq.br/7759044153725982; http://lattes.cnpq.br/3733807882974946
    O presente trabalho teve como objetivo analisar possíveis contribuições de uma sequência didática envolvendo a temática sociocientífica Irradiação de Alimentos, considerando elementos da abordagem Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS), para indícios de aprendizagem dos estudantes do 1° ano do Ensino Médio. A sequência foi aplicada em uma escola da rede privada de Recife, Pernambuco, visando promover a compreensão dos estudantes acerca do conteúdo de Radioatividade. A natureza do estudo se aproxima de uma pesquisa qualitativa-aplicação. Foram utilizados como instrumentos de coleta de dados, dois questionários com perguntas fechadas sobre radioatividade e irradiação de alimentos. Os resultados da análise do questionário diagnóstico indicam que, no geral, os estudantes não apresentam uma compreensão satisfatória sobre radioatividade e irradiação de alimentos, as quais se distanciam das definições formais relativas ao conhecimento químico escolar. Consideramos que as atividades da sequência, como as aulas expositivas dialogadas, a exibição e discussão de vídeos documentários, a resolução de perguntas do questionário orientador realizadas pelos discentes contribuíram para um melhor entendimento do conteúdo estudado, o que foi evidenciado pelos resultados de análise do questionário final, em que houve um aumento significativo das respostas majoritariamente satisfatórias. A sequência didática elaborada a partir de uma temática sociocientífica Irradiação de Alimentos, e a introdução de questões orientadoras pode representar uma dimensão pontual da abordagem CTS, contribuindo para trazer elementos conceitual e contextual para o estudo da radioatividade, e se configurar como uma estratégia eficaz para aulas de Química no Ensino Médio.
Logo do SIB-UFRPE
Arandu - Repositório Institucional da UFRPE

Universidade Federal Rural de Pernambuco - Biblioteca Central
Rua Dom Manuel de Medeiros, s/n, Dois Irmãos
CEP: 52171-900 - Recife/PE

+55 81 3320 6179  repositorio.sib@ufrpe.br
Logo da UFRPE

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Enviar uma sugestão