Navegando por Autor "Pinho, Ana Flávia Araújo"
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Item A estruturação espaço-temporal a partir da dança na Educação Física Escolar: contribuições para a educação psicomotora(2018) Souza, Géssica Maria Duarte de; Pinho, Ana Flávia Araújo; http://lattes.cnpq.br/5165723460219140; http://lattes.cnpq.br/4693762255449264A Dança, além de ser um rico conteúdo da Educação Física (EF), é um campo de conhecimento que tem como objeto de ação a percepção da corporeidade e do movimento humano. O seu processo de ensino-aprendizagem requer oportunidades de vivenciar experiências que contribuam com o desenvolvimento das capacidades motora, cognitiva e sócio emocional. Acredita-se que as especificidades e generalidades da Dança como conteúdo nas aulas de EF escolar trazem uma relevante ampliação das competências associadas ao desenvolvimento da psicomotricidade, sobretudo no que se refere ao desenvolvimento da Estruturação Espaço-temporal (E-E-T). O objetivo geral deste trabalho foi compreender como a Dança, na Educação Física escolar, pode contribuir para o desenvolvimento psicomotor, sobretudo no que se refere a E-E-T de crianças da Pré-escola e Ensino Fundamental (Anos iniciais). Para atingir tal objetivo, foi realizada uma revisão de literatura, buscando compreender como se dá o desenvolvimento da E-E-T no desenvolvimento psicomotor infantil; identificar os elementos relacionados à dimensão tempo e espaço presentes no conteúdo Dança e; investigar nos documentos oficiais orientadores das práticas pedagógicas (RCNEI, BNCC e PCPE), as contribuições da Dança no desenvolvimento da E-E-T. Este trabalho possui uma natureza exploratória que, por meio de uma análise crítica e sistemática de um levantamento bibliográfico e também através de análise documental, pôde aprofundar no objeto de estudo de maneira multidimensional. Após entendermos o processo de desenvolvimento da EE-T e como o conteúdo Dança da EF está organizada nos documentos oficiais que orientam os seus conhecimentos, concluímos que a Dança oferece, através de sua prática, contributos voltados à formação da consciência corporal, ao desenvolvimento das percepções sensório-motoras, que resultam de forma favorável no desenvolvimento da linguagem, tendo como principal meio o movimento humano. Confirmando assim, a irrefutável ligação entre os contributos da prática da Dança na EF escolar e o desenvolvimento psicomotor.Item As contribuições do Judô na educação física escolar(2019-07-05) Mendonça, Iury Henrique Monteiro; Pinho, Ana Flávia Araújo; http://lattes.cnpq.br/5165723460219140O Judô possui considerável relevância por seu valor histórico cultural e pelo valor educacional. Portanto, este estudo caracterizou-se por ser uma revisão literária sobre o Judô e artes marciais como instrumentos pedagógicos nas aulas de Educação Física Escolar, sendo, portanto, o espírito da presente pesquisa. Sabe-se que as artes marciais e/ou lutas fazem parte da cultural corporal, estando presente na história de várias culturas, possuindo, em muitas delas, papel educador, a partir de técnicas, ensinamentos e valores morais. O Judô foi criado para fazer parte da Educação Física, dentro e fora das escolas, estando em consonância com os documentos que regem a educação no país. Para tanto procuramos refletir como o Judô pode contribuir na formação do indivíduo, através das aulas de Educação Física Escolar. Para responder a esse questionamento são propostos os seguintes objetivos: compreender a importância do judô na prática da Educação Física, explorar as principais contribuições do fundador do Judô – Jigoro Kano – para a prática do Judô, analisar as principais dificuldades no trato do conteúdo lutas nas aulas de Educação Física. A metodologia deste trabalho se constituiu em uma pesquisa bibliográfica, onde foram selecionados alguns artigos, dissertações, livros e monografias. Como instrumento de coleta de dados foram utilizados os descritores combinados: judô – Educação Física - lutas e por meio das palavras chave, título, e resumo. Mesmo identificando os diversos problemas como falta de materiais, conhecimento, preconceitos – principalmente ao tratar como sinônimo de violência – ficou claro que os ensinamentos pertencentes ao Judô estão acima de todos eles, bastando estudá-lo de maneira correta, reconhecendo sua contribuição para a formação integral do aluno, onde seus princípios ultrapassam seu próprio existir, podendo ser usado a qualquer área da vida humana.
