Navegando por Autor "Pinheiro, Rafael Lutemberg"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por Página
- Opções de Ordenação
Item Recomendações didático-metodológicas para a prática pedagógica da educação física na Educação de Jovens e Adultos: uma revisão sistemática(2021-12-08) Pinheiro, Rafael Lutemberg; Lima, Ricardo Bezerra Torres; http://lattes.cnpq.br/0128873517491860; http://lattes.cnpq.br/1180447237638262A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade de ensino que ao longo do tempo vem sendo desprestigiada pelas políticas públicas da educação, e que está tendo pouco espaço no debate científico deste campo. Pela limitação da formação inicial e essa escassez de estudos na área, os professores acabam adaptando as metodologias da Educação Física do ensino regular ao ensino da EJA. Desta forma, este estudo tem como objetivo analisar como os principais periódicos da área estão abordando a Educação Física no contexto da EJA, e as proposições didático-metodológicas extraídas. Para isto, foi desenvolvida uma revisão sistemática no portal LILACS, a partir dos descritores Educação Física, EJA, educação, jovens, adultos, professor, ensino, propostas, prática, etc. Foram encontrados seis artigos para a discussão desta pesquisa, e classificados em três categorias. Na análise de conteúdos observou-se como essa temática vem sendo debatida nas pesquisas da área e de que modo propostas didático-metodológicas são apresentadas. De maneira geral, a Educação Física na EJA está sendo pouco debatida e consequentemente um baixo número de proposições didáticos-metodológicas está sendo apresentado. Porém, o que se identificou a partir da análise dos artigos extraídos é que essas proposições encontradas indicam que o ensino da Educação Física na EJA precisa ser desenvolvido diante de uma perspectiva crítica da educação, e deve partir do acúmulo de experiência que o aluno já possui, os conteúdos precisam ser contextualizados com a realidade desses estudantes, respeitando também a diversidade encontrada nas turmas e suas especificidades.
