Logo do repositório
Comunidades & Coleções
Busca no Repositório
Guia Arandu
  • Sobre
  • Equipe
  • Como depositar
  • Fale conosco
  • English
  • Português do Brasil
Entrar
Novo usuário? Clique aqui para cadastrar.Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Pereira, Sônia Virginia Martins"

Filtrar resultados informando o último nome do autor
Agora exibindo 1 - 3 de 3
  • Resultados por Página
  • Opções de Ordenação
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Discursos, concepções e percursos teórico-metodológicos na formação inicial de professores de língua inglesa
    (2019-01-23T02:00:00Z) Souza, Salvia de Medeiros; Pereira, Sônia Virginia Martins; http://lattes.cnpq.br/1673025156495316; http://lattes.cnpq.br/7735115241100407
    O presente estudo está atrelado às pesquisas voltadas à formação inicial de professores de língua estrangeira, bem como às pesquisas do campo da Análise Dialógica do Discurso. A pesquisa que deu origem ao estudo teve como objetivo geral analisar como os discursos institucional e docente refletem concepções teóricas e didático-metodológicas refratando no discurso dos discentes o processo de formação inicial de professores de língua inglesa. As coordenadas teóricas que sustentam as reflexões na análise têm origem nos estudos dialógicos, com destaque para as seguintes noções: enunciado concreto (BAKHTIN, 2015a; BRAIT; MELO, 2005), heteroglossia (ZANDWAIS, 2009; FARACO, 2009), dialogismo (BAKHTIN/ VOLOCHÍNOV, 2014; BAKHTIN, 2015b; FIORIN, 2016), axiologia (VOLOCHÍNOV, 2013; FARACO, 2009) e discurso reportado (FARACO, 2009). A pesquisa foi de cunho qualitativo-interpretativista e se configurou como uma análise documental aliada ao estudo de caso do Curso de Letras Português/ Inglês da UFRPE/ UAG, que compreendeu a identificação, verificação e apreciação de documentos e a aplicação de instrumentos de coleta de dados para o alcance dos objetivos da pesquisa. Constatamos que o discurso oficial da Instituição de Ensino Superior (IES) poderia ser mais pontual quanto ao estudo de concepções teórico-metodológicas e didático-pedagógicas para o ensino de língua inglesa e articular os âmbitos linguístico e pedagógico de conhecimento sobre a língua. Os professores universitários poderiam articular seu repertório de conhecimentos sobre a língua inglesa a seu ensino de modo influenciar na construção do repertório de docência dos licenciandos e estes últimos precisam buscar autonomia em relação ao desenvolvimento de seu nível proficiência na língua ou desenvolver habilidades comunicativas mais refinadas, além do aprofundamento pedagógico para suas práticas como professores de inglês.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    O ensino da leitura em livro didático de português adotado pela rede municipal de ensino de Garanhuns
    (2018-08-30T03:00:00Z) Santos, Julia da Silva; Pereira, Sônia Virginia Martins; Silva, Leila Nascimento da; http://lattes.cnpq.br/5525936095476415; http://lattes.cnpq.br/1673025156495316; http://lattes.cnpq.br/3208703679827152
    Este trabalho busca discutir o ensino da leitura em livro didático de português, do 1º ano do ensino fundamental, adotado pela rede municipal de ensino de Garanhuns. Para isso, tem como objetivo geral: analisar como o eixo da leitura é explorado no livro didático utilizado em algumas escolas públicas do município de Garanhuns. E como objetivos específicos: identificar quais atividades do eixo da leitura estão presentes no livro didático e as estratégias de leitura exploradas por meio das atividades; caracterizar qual a concepção de leitura está subjacente às atividades propostas no livro didático. Trata-se de uma pesquisa documental com abordagem qualitativa, que tem como aporte teórico-metodológico a análise de conteúdo, no diálogo com as perspectivas teóricas e os estudos de Solé (1998), Koch e Elias (2006), Barbosa e Souza (2006), Brandão (2006), Kleiman (1992), entre outros teóricos e pesquisadores que trabalham com a concepção de leitura e de seu ensino numa perspectiva sociointeracionista. A análise dos dados apontou que o Livro Didático de Português (LDP) dispõe de uma variedade de gêneros textuais, possuí um número significativo de textos e as atividades de leitura desenvolvem cinco estratégias, das seis que utilizamos como referência. Diante disso, os resultados obtidos revelam que o LDP, apesar de possuir algumas marcas da perspectiva de ensino tradicional, busca trabalhar a leitura tendo como base a concepção sociointeracionista de língua e linguagem, no desenvolvimento de habilidades leitoras de alunos do 1º ano do ciclo de alfabetização, contribuindo, assim, para a sua formação crítica.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Reforço de escolaridade e letramento no mercado de trabalho
    (Universidade Federal Rural de Pernambuco(UAG); Administração., 2011) Pereira, Sônia Virginia Martins
Logo do SIB-UFRPE
Arandu - Repositório Institucional da UFRPE

Universidade Federal Rural de Pernambuco - Biblioteca Central
Rua Dom Manuel de Medeiros, s/n, Dois Irmãos
CEP: 52171-900 - Recife/PE

+55 81 3320 6179  repositorio.sib@ufrpe.br
Logo da UFRPE

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Enviar uma sugestão