Navegando por Autor "Pereira, Lídia Beatriz Ramos"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por Página
- Opções de Ordenação
Item “Ser professor é uma profissão que exige sim, dedicação, pesquisa, estudo e empatia”: intencionalidades da prática pedagógica exitosa de uma professora de crianças com dois anos(2023-09-12) Pereira, Lídia Beatriz Ramos; Carvalho, Maria Jaqueline Paes de; http://lattes.cnpq.br/9755289492514554; http://lattes.cnpq.br/9104531173750488O trabalho pedagógico com crianças pequenas desafia diariamente os profissionais que atuam na Educação Infantil, é a partir dos desafios enfrentados e das demandas que surgem no dia a dia escolar que professores e professoras vão tecendo seu fazer pedagógico. Neste processo de pesquisa acompanhou-se o trabalho de uma professora da rede municipal da cidade do Recife - PE referendada como uma professora de práticas exitosas, este acompanhamento teve como objetivo compreender as intencionalidades presentes na prática pedagógica com crianças de dois anos da referida professora. A pesquisa teve um caráter qualitativo, utilizando como procedimento básico a observação e o registro em diário de campo. A análise dos dados foi feita a partir da técnica da análise de conteúdo sob a perspectiva de Bardin (2016). Ao final do estudo constatou-se a presença de intencionalidades pedagógicas na realização das atividades propostas na rotina com o objetivo de proporcionar experiências significativas às crianças. Além disso, a professora pesquisada demonstrou estar alinhada com uma concepção de criança que a enxerga como sujeito sócio histórico. Para isso, propôs experiências que agregam à aprendizagem e desenvolvimento dos pequenos, tendo a interação e a brincadeira como eixos estruturantes de sua prática e aguçando os sentidos para ouvir atentamente o que as crianças têm a dizer. Dessa maneira, sua prática pedagógica pode ser considerada como exitosa, pois o seu planejamento está baseado em reflexões e estudo, que consideram as orientações dos documentos oficiais, atrelado às experiências afetivas e ao olhar sensível para a criança.
