Logo do repositório
Comunidades & Coleções
Busca no Repositório
Guia Arandu
  • Sobre
  • Equipe
  • Como depositar
  • Fale conosco
  • English
  • Português do Brasil
Entrar
Novo usuário? Clique aqui para cadastrar.Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Pedroza, Andréa Cristina Costa"

Filtrar resultados informando o último nome do autor
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por Página
  • Opções de Ordenação
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Educação, espiritualidade e trabalho docente
    (2020) Pedroza, Andréa Cristina Costa; Santos, Zélia Maria Melo de Lima; Mendonça, Fernanda Ciandrini de; http://lattes.cnpq.br/5220873463961440; http://lattes.cnpq.br/0843730278060839; http://lattes.cnpq.br/0061114156037733
    O artigo tem como objetivo analisar a importância da espiritualidade no processo de constituição do indivíduo e no desenvolvimento integral de educandos durante os métodos de interação educacional, perpassando a atuação e formação docente. A espiritualidade no contexto educacional tem sido uma discussão recorrente seja por essa vertente ou agregada a outras temáticas, vinculadas às concepções de direitos humanos, cidadania, altruísmo e na própria concepção do ato educativo. O estímulo pelas atitudes e compreensão das diversidades das representações sociais presentes na educação e no espaço escolar são condições facilitadoras e integrativas para a incorporação de uma cultura de paz, fomentando hábitos, culturas e padrões relevantes à saúde, ao desenvolvimento psicossocial, psíquico e ético, corroborando para a construção da cidadania, contribuindo na dialogicidade e protagonismo de todos os envolvidos como educandos, corpo docente e a própria sociedade, oportunizando assim a reelaboração de conhecimentos, aprendizagens e vivências que geram valores positivos, ampliam referenciais de mundo com alteridade no respeito à diversidade e das condições e limites como sujeitos ativos. A metodologia escolhida foi a qualitativa do tipo exploratório-descritiva, optando-se pelo estudo bibliográfico como estratégia metodológica no período de 2015 a 2019. Os resultados obtidos sinalizam, um contexto marcado por discussões paralelas e intermediárias ao assunto sem aprofundamento específico que contemple de forma significativa a questão da espiritualidade, inclusive no currículo formativo de cursos de Graduação em Pedagogia, nas Licenciaturas e nos Cursos de Pós-Graduação na área de Educação, mostrando que poucos são aqueles que ofertam disciplinas sobre a temática.
Logo do SIB-UFRPE
Arandu - Repositório Institucional da UFRPE

Universidade Federal Rural de Pernambuco - Biblioteca Central
Rua Dom Manuel de Medeiros, s/n, Dois Irmãos
CEP: 52171-900 - Recife/PE

+55 81 3320 6179  repositorio.sib@ufrpe.br
Logo da UFRPE

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Enviar uma sugestão