Navegando por Autor "Patello, Vera Conceição Alves"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
- Resultados por Página
- Opções de Ordenação
Item Conexões – Um percurso entre o artesanato e as mídias sociais(2023-10-18) Patello, Vera Conceição Alves; Lima, Morgana Gama de; http://lattes.cnpq.br/8342509136177925; http://lattes.cnpq.br/6397865588491092Este memorial apresenta as etapas de pesquisa, elaboração e produção do documentário “Conexões”, realizado com a participação dos agentes de artesanato do município de Gravatá, em Pernambuco. Como objetivo geral o presente trabalho buscou compreender as limitações e desafios encontrados por esses agentes no que se refere à utilização das mídias sociais para a divulgação do trabalho artesanal resultando na realização de um produto audiovisual (documentário), a partir do depoimento de artesãos e artesãs de Gravatá (PE) com o fim de identificar como eles interagem com as novas “mídias sociais”. Já como parte dos objetivos específicos, o trabalho buscou capacitar tais agentes por meio de ações formativas (oficinas) voltadas para a utilização de ferramentas associadas às mídias sociais. Na oficina audiovisual ofertada à Associação de Gravatá (PE) foram aplicados questionários e entrevistas semi estruturadas, a fim de observar como ocorre a relação entre os artesãos e as mídias sociais e os resultados serviram como base para a produção do documentário. Como resultado, a proposta da pesquisa é apresentar uma reflexão sobre os impactos das mídias digitais na divulgação da produção artesanal considerando não somente o olhar de quem consome os produtos, mas principalmente através do olhar daqueles que são responsáveis pela sua produção, os artesãos e as artesãs.Item Contribuições do Projeto Artes da UFRPE: uma possibilidade de integração do ensino, da pesquisa e da extensão na formação inicial de professor em artes visuais a distância.(2021-07-31) Patello, Vera Conceição Alves; Melo, Énery Gislayne de Sousa; http://lattes.cnpq.br/2653085378828449; http://lattes.cnpq.br/6397865588491092Este trabalho apresenta como tema as contribuições do Projeto Artes da UFRPE na formação inicial de professor em Artes Visuais a distância e tem como objetivo analisar essas contribuições como uma possibilidade de integração do ensino, da pesquisa e da extensão. Também foram delineados os seguintes objetivos específicos: Descrever o perfil esperado para uma formação inicial de professor em Artes Visuais, que pode ser desenvolvido a partir da integração do ensino, da pesquisa e da extensão, identificar as ações desenvolvidas pelo projeto e analisar de que forma contribuem para essa formação. O estudo surgiu a partir da vivência discente em um projeto de extensão e pesquisa na modalidade a distância. Para atingir o objetivo proposto, realizou-se a metodologia de pesquisa do tipo descritivo e exploratório, com abordagem qualitativa. A coleta de dados foi realizada por meio de procedimentos da pesquisa bibliográfica e de estudo de caso, sendo este o Projeto Artes da UFRPE. O referencial teórico contemplou discussões acerca da história do ensino da arte no Brasil, da importância da extensão universitária e de sua relação com o processo de formação profissional docente em Artes Visuais. O trabalho está estruturado à luz das Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Artes Visuais (BRASIL, 2009), assim como do PPC - Projeto Pedagógico do curso de Licenciatura em Artes Visuais a Distância (UFRPE,2019) além dos estudos da pesquisadora em artes Ana Mae Barbosa. Os dados obtidos indicam as habilidades e competências na formação de professores de Artes Visuais destacando a importância dos três eixos, ensino, extensão e pesquisa, e das ações do projeto que fomentam esta formação. Com base nos resultados e discussões apresentadas, considera-se que o projeto Artes da UFRPE foi de suma importância para as experiências formativas, simbólicas e sociais dos estudantes e que a articulação entre a teoria, a investigação e a prática foram de extrema importância nesta formação.
