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Navegando por Autor "Oliveira, Thomas Henrique Lima de"

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    Equiparação de atividade de monitoria acadêmica da disciplina: Introdução à Engenharia de Pesca
    (2021-03-01) Oliveira, Thomas Henrique Lima de; Coimbra, Maria Raquel Moura; http://lattes.cnpq.br/7669497233462075; http://lattes.cnpq.br/3427258257502707
    O Curso de Bacharelado em Engenharia de Pesca da Universidade Rural de Pernambuco - UFRPE foi o pioneiro na América latina. Essa história começou com sonho de um reitor, o professor Adierson Erasmo de Azevedo, que registrou: “Em 1969, conquistei a Reitoria da Universidade Federal Rural de Pernambuco. No meu discurso de posse, introduzi o dogma da interiorização com a frase: a caminhada seguindo o Sol. Escrevi currículos para 11 novos cursos na UFRPE, com muita luta em seu mandato só consegui a criação de cinco, sendo um deles o curso de Bacharelado em Engenharia de Pesca.” Em 1970, o curso foi aprovando, em uma reunião do Conselho de Ensino e Pesquisa da UFRPE por meio da Resolução Nº 12-A/70. A primeira turma iniciou as aulas em 1971 e no ano de 1974 seus integrantes colaram grau e receberam o título de Engenheiro de Pesca. No ano de 1983 a Engenharia de Pesca começou a participar do sistema CONFEA/CREAS. As conquistas iam se somando e, em 2004, o curso recebeu conceito máximo de cinco no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), instituído pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). Nestes 50 anos, o curso serviu de modelo para outras instituições sendo de grande valia para a formação do profissional. A disciplina de Introdução à Engenharia de Pesca, com uma carga horária de 45 horas é de extrema importância na formação do futuro profissional, sendo ministrada logo no 1° período da graduação, levando ao aluno uma visão geral e panorâmica do curso. O programa de monitoria que segue a Resolução Nº 262/2001 PREG, regulamenta todas as normas a serem observadas pelos docentes e discentes, desde o papel do orientador e as obrigações do monitor (a). Um dos objetivos da monitoria acadêmica é despertar o gosto pela carreira de docente, tendo como principal metodologia de ensino a interação dos estudantes em sala de aula com aulas expositivas abertas, dinâmica de grupo e atividades extraclasse, motivando a interação de todos os estudantes da disciplina Introdução à Engenharia de Pesca. Os resultados da monitoria foram expressos em questionários de avaliação alunos/monitor ao término de cada vivência com respostas positivas ao trabalho desempenhado pelo monitor.
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