Navegando por Autor "Oliveira, Tânia de Melo"
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Item Um estudo sobre a abordagem da subtração de números naturais em livros didáticos de matemática utilizados na Rede Municipal de Ensino de Paranatama(2019-12-11) Oliveira, Tânia de Melo; Teles, Rosinalda Aurora de Melo; http://lattes.cnpq.br/8888500885370084; http://lattes.cnpq.br/1577821433441956O presente trabalho tem como intuito apresentar os resultados de uma análise didática com foco especifico na operação matemática subtração com números naturais; utilizando como aporte teórico a Teoria dos Campos Conceituais de Gerard Vergnaud. As dificuldades dos estudantes em relação a esta operação são recorrentes e diversas. Sabendo-se que os livros didáticos se constituem como instrumentos para auxiliar no processo de ensino aprendizagem, mas nem sempre promovem estratégias para desenvolvimento das habilidades necessárias para resolver diferentes situações, buscamos compreender como livros didáticos de matemática para os anos iniciais abordam situações envolvendo a operação fundamental subtração com números naturais. Especificamente analisamos atividades e explicações e recursos didáticos que envolvem as ações de retirar, comparar e completar propostas nos capítulos que tratam o tema e no manual do professor dos livros dos 4° e 5° anos do Ensino Fundamental, utilizados na rede municipal de ensino da cidade de Paranatama -PE. A Pesquisa é do tipo documental com abordagem qualitativa e com certo aspecto quantitativo. O método utilizado é indutivo, pois não há concepções pré-formadas, nem considera hipóteses prévias. Os dados obtidos apontaram que a quantidade de situações que abordam as ideias de retirar, comparar e completar é insuficiente nos dois volumes. Dentre as estratégias de cálculo sugeridas destacam-se o uso do algoritmo convencional a partir do recurso à ordem superior ou “método do empréstimo”, e também a subtração do mesmo valor no minuendo e no subtraendo, especialmente quando há zeros no minuendo; cálculo mental, arredondamento e a reta numérica também foram utilizados para desenvolver estratégia de raciocínio. Em relação aos recursos destacaram-se a reta numérica, a calculadora e o material dourado.
