Navegando por Autor "Oliveira, Neuzitânia da Silva"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por Página
- Opções de Ordenação
Item Escola de tempo integral no Município do Cabo de Santo Agostinho, na perspectiva dos estudantes(2019) Oliveira, Neuzitânia da Silva; Benzaquen, Júlia Figueredo; http://lattes.cnpq.br/0325443406402140; http://lattes.cnpq.br/0494741396276451O presente trabalho constitui-se de um estudo sobre a Educação Integral de tempo integral, na Escola de Referência em Ensino Médio Cabo de Santo Agostinho, localizada no município do Cabo de Santo Agostinho em Pernambuco, com o objetivo de analisar as percepções dos estudantes acerca da educação integral em geral e em particular, da escola em que estudam, bem como conhecer como se configuram as práticas em uma escola de tempo integral no cotidiano dos estudantes. Para a concretização do trabalho, foram realizadas pesquisa bibliográfica e de campo, com execução de entrevistas semi estruturadas com estudantes das três séries do ensino médio, na referida escola. Analisadas as entrevistas, constatamos que os estudantes, segundo suas colocações, consideram a escola em que estudam de boa qualidade, levando em conta que a escola é pública e reconhecendo dificuldades como limitações na estrutura física, na manutenção dos equipamentos e na alimentação. Observamos que a configuração das atividades escolares se diferencia pouco das atividades escolares de uma escola de meio turno, e que esse fato, ao nosso ver, não incomoda os estudantes. Observamos que existem diferenças entre o que foi proposto para educação integral, nos níveis federal e estadual e a realidade da escola, mas, é inegável que a escola apresenta situações que favorecem aos estudantes, como por exemplo, os estudantes afirmarem que o tempo integral os ajudaram a adquirir maior responsabilidade consigo e com as tarefas escolares, bem como no exercício do convívio coletivo, o que faz parte do desenvolvimento de habilidades exigidas para a vida cidadã, e que sem dúvida alguma, é um caminho para a consolidação de uma escola que contribua para formação integral de seus estudantes.
