Navegando por Autor "Noberto, Nathalia Félix"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por Página
- Opções de Ordenação
Item Análise dos rumos da abordagem Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) a partir de um estudo bibliográfico de teses e dissertações no Brasil(2021-03-04) Noberto, Nathalia Félix; Firme, Ruth do Nascimento; http://lattes.cnpq.br/7234636790850019Nesse trabalho monográfico tivemos o objetivo de analisar teses e dissertações sobre a Abordagem Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) no ensino de Química. Realizamos uma pesquisa bibliográfica no banco de dados da CAPES referente a teses e dissertações brasileiras, considerando o período de 2015 a 2019, a partir das seguintes palavras-chave: “abordagem CTS/CTSA”, “ensino de química”. Seguimos três etapas metodológicas, a saber: levantamento bibliográfico; organização dos dados; e análise dos dados. Nas análises, consideramos pressupostos da análise de conteúdo de Bardin. A partir das análises dos resultados, podemos destacar, por exemplo, que: o quantitativo das teses publicadas tem diminuído no período analisado; a maioria das pesquisas desenvolvidas nas teses e dissertações é empírica; a maioria das teses publicadas está localizada nas regiões Sul e Sudeste e a maioria das dissertações publicadas está localizada na região Nordeste; e o público-alvo da maioria das teses é formação inicial e continuada de professores, e da maioria das dissertações é o ensino médio. Os resultados desta pesquisa contribuem para as investigações e estudos sobre a abordagem CTS no ensino de Química, dado que eles apontam para aspectos desenvolvidos nas teses e dissertações, e para aspectos que não foram explorados ou que ainda estão incipientes, entre os quais, podemos citar o desenvolvimento de pesquisas teóricas que subsidiem as bases epistemológicas e/ou pedagógicas da abordagem CTS.
