Navegando por Autor "Neri, Nereida da Silva"
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Item A prática de ensino dos gêneros orais e os parâmetros curriculares do estado de Pernambuco: uma análise comparativa(2018) Neri, Nereida da Silva; Lima, Hérica Karina Cavalcanti de; Santos, Edite Consuêlo da Silva; http://lattes.cnpq.br/8401683921106924; http://lattes.cnpq.br/7078742576743942; http://lattes.cnpq.br/5129038662042297O presente estudo teve como objetivo refletir sobre as orientações para o ensino da oralidade apresentadas nos Parâmetros Curriculares de Língua Portuguesa de Pernambuco (PCLP) e sobre como essas orientações se revelam nos planos de aula dos professores. No intuito de fundamentar teoricamente o nosso trabalho, tomamos como base as ideias de Bakhtin (1992, 1997[1929]) sobre linguagem, as discussões sobre gêneros textuais proposta por Marcuschi (2005) e a proposta de pedagogia de gêneros defendida pelo Interacionismo Sócio-discursivo de Schneuwly e Dolz (2011). A nossa pesquisa é de cunho qualitativo. Escolhemos, para realizá-la, os métodos descritivo e comparativo, por pretendermos trazer, neste estudo, como é feito o ensino do eixo da oralidade em duas escolas públicas da rede estadual de ensino de Pernambuco de acordo com os planos de aula de dois professores e por intencionarmos comparar esse ensino com as recomendações contidas nos PCLP. Ao final, pudemos concluir que a prática pedagógica de produção oral ainda é bastante equivocada e muito presa às atividades essencialmente baseadas na escrita. Usa-se a leitura em voz alta para treinar oralidade, por exemplo. Acrescentar algo como: Concluímos também que estudos sobre ensino de oralidade ainda são necessários e podem colaborar muito para que as práticas com esse eixo de ensino sejam ampliadas. (LUNA, 2017; RODRIGUES; LUNA, 2016).
