Navegando por Autor "Nascimento, Regina Célia Macêdo do"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
- Resultados por Página
- Opções de Ordenação
Item Aproveitamento dos resíduos da mariscagem e pesca artesanal(EDUFRPE, 2022) Silva, Thamires Maria Brito da; Nascimento, Ariane Maria do; Guilherme, Betânia Cristina; Silva, Flávia Carolina Lins da; Cidreira Neto, Ivo Raposo Gonçalves; Cruz, Renata Carolina Maria da; Morais, Risoneide Nunes de; Nascimento, Regina Célia Macêdo do; Costa, Weruska de MeloEsta cartilha é um dos instrumentos de divulgação científica produzidos durante o desenvolvimento do projeto de extensão, intitulado de “Perspectivas de educação ambiental com mulheres marisqueiras”, da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). O projeto tem como seu foco primordial o uso do conhecimento tradicional de comunidade extrativista, associado ao conhecimento científico, em busca de auxiliar no manejo e gestão dos recursos providos da pesca artesanal, com enfoque na mariscagem. Nesta cartilha iremos conhecer mais sobre a pesca artesanal e abordaremos caminhos para o uso sustentável dos resíduos oriundos da mariscagem. Vamos conhecer maneiras de processar esses resíduos, como alternativa de sustentabilidade econômica, social e ambiental.Item Educaestuários: saberes e perspectivas socioambientais da mariscagem(EDUFRPE, 2022) Guilherme, Betânia Cristina; Nascimento, Regina Célia Macêdo doO Laboratório de Estudos Meiofaunísticos e Socioambientais – LEMS, responsabilizou-se pela organização do I Encontro #Educaestuários: Saberes e perspectivas socioambientais da mariscagem, que teve por objetivo dialogar sobre práticas do uso do conhecimento tradicional de comunidade extrativista associado ao conhecimento científico, auxiliando o manejo e gestão dos recursos providos da pesca artesanal, no caso o descarte das conchas na comunidade. O evento discutiu sobre a importância da preservação e conservação dos manguezais, protagonismo feminino na mariscagem e perspectivas socioambientais no âmbito da pesca artesanal. Desse modo, pôde-se verificar a necessidade de ampliar as discussões para que o conhecimento seja ainda mais difundido.
