Navegando por Autor "Nascimento, Cláudio Pereira do"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por Página
- Opções de Ordenação
Item A liderança da gestora escolar e os professores na educação dos alunos durante o enfrentamento da pandemia(2022-10-07T03:00:00Z) Silva, Flávio Antônio da; Nascimento, Cláudio Pereira do; http://lattes.cnpq.br/0993071297354597; http://lattes.cnpq.br/9735600321485146Segundo o dicionário da língua portuguesa, liderar é orientar, conduzir alguém a algo (Dici, 2021)1. Já para Chiavenato liderança é essencial em todas as funções da administração, pois aquele que administra precisa conhecer a natureza humana e conduzir (Chiavenato, 2003). Em outras palavras: Liderar pessoas. Contudo, a ausência de liderança em determinados ambientes de trabalho, tanto no setor público como no privado pode ocasionar um mal gerenciamento de como as tarefas são conduzidas por seus subordinados. De acordo com Rennó (2015, p.173) “[...] um dos aspectos mais importantes de um gestor é a capacidade de liderar seus colaboradores, pois a liderança envolve a habilidade de influenciar pessoas para que sejam alcançados os objetivos desejados”. Partindo dessa premissa, que este trabalho tem como objetivo analisar a liderança do gestor, sobre as decisões dos professores na educação das crianças, durante o enfrentamento da pandemia no período letivo do ano de 2020. Desta forma, o local de estudo do tema proposto foi um órgão escolar municipal localizado na cidade do Limoeiro em Pernambuco. Como revisão literária do tema proposto, apontaremos uma breve perspectiva de um líder mediante concepções de alguns dos principais autores. Por conseguinte, apresentaremos a utilização mais congruente para o estudo deste trabalho com a teoria de Blake e Mouton e a aplicação do modelo da Grid Gerencial para a análise da nossa pesquisa. O trabalho compreendeu em aplicar o método qualitativo, utilizando-se como amostras de pesquisa a coleta de dados por meios de formulários. As observações das análises coletadas serviram de base para um entendimento mais comparativo com os argumentos da teoria dos respectivos autores. Para consulta das informações, empregou-se uma pesquisa bibliográfica utilizando por base no mesmo autor. Discorrendo pela interpretação dos eixos da Grid Gerencial as principais divergências, buscando adequar um líder mais favorável as expectativas do órgão escolar.
