Navegando por Autor "Miranda, Raphaela Dantas"
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Item Impactos de um processo de formação docente, fundamentado na racionalidade prática, na alfabetização científica e tecnológica de licenciandos em Química: um estudo de caso(2019-12-12) Miranda, Raphaela Dantas; Firme, Ruth do Nascimento; http://lattes.cnpq.br/7234636790850019; http://lattes.cnpq.br/7681050703890574É no contexto das aplicações e implicações da ciência e da tecnologia na sociedade, que se destacou a necessidade da Alfabetização Científica e Tecnológica (ACT) dos cidadãos. Nessa perspectiva, o objetivo desta pesquisa foi analisar impactos de um processo de formação docente, fundamentado pela racionalidade prática na ACT de licenciandos em Química. Partiu-se do pressuposto de que o processo de formação inicial de professores de Química, baseado na racionalidade prática, pode contribuir na ACT destes futuros professores, visto que este tipo de racionalidade considera a prática como lócus de reflexão para a produção de conhecimentos, como, por exemplo, conhecimentos relativos à Natureza da Ciência e da Tecnologia, componente essencial da ACT. Para esta finalidade, esta pesquisa: 1) contou com a participação de oito licenciandos em Química que cursavam a disciplina Instrumentação para o Ensino de Química II (IEQ II), componente curricular do 7º período da matriz curricular do curso; 2) seguiu como etapas metodológicas: apresentação dos objetivos da pesquisa aos estudantes, seguida de leitura e assinatura do termo de consentimento esclarecido; aplicação do COCTS com licenciandos em Química matriculados na disciplina de IEQ II no segundo semestre de 2018 – antes do desenvolvimento do processo formativo; reaplicação do COCTS com licenciandos em Química após o referido processo e análise dos dados; 3) adotou abordagens qualitativa e quantitativa dos dados. A partir das análises realizadas, foram encontradas evidências de que o processo formativo contribuiu na ACT dos graduandos, porém, não garantiu, por exemplo, o desenvolvimento de concepções adequadas de Ciência, relação Ciência-Tecnologia, relação Tecnologia-Sociedade e Epistemologia da Ciência. Portanto, estes resultados corroboram com a necessidade de voltar à atenção para a formação docente, mais especificamente, para a formação inicial de professores de Química, quando assumimos a ACT como uma necessidade cultural dos cidadãos da sociedade contemporânea e como um dos objetivos do ensino de ciências, e mais particularmente, do ensino de Química.
