Navegando por Autor "Melo, Lilian Lucena Vieira de"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por Página
- Opções de Ordenação
Item A influência de práticas de educação não formal sobre o desempenho escolar de crianças em situação de vulnerabilidade social: o que dizem os sujeitos da associação beneficente criança cidadã do bairro do Cordeiro, Recife – PE.(2019-12-17) Melo, Lilian Lucena Vieira de; Faria, Andréa Alice da Cunha; http://lattes.cnpq.br/9061416520602275; http://lattes.cnpq.br/3325748589109246A pesquisa aqui apresentada objetivou analisar como as ações de uma prática de educação não-formal podem influenciar o desempenho escolar de alunos que vivem em situação de vulnerabilidade social. Para tanto, realizou-se um estudo de caso junto à Associação Beneficente Criança Cidadã (ABCC), uma Organização Não Governamental (ONG), com atuação no bairro do Cordeiro, em Recife/PE. Desde o ano de 2000, a ABCC vem se constituindo como um espaço de interação social que atende jovens e crianças, oferecendo acesso à educação, esporte e cultura com o objetivo de promover cidadania. Para estudo do tema, realizou-se inicialmente uma revisão sobre o conceito de desempenho escolar e os fatores que o influenciam, além de um aprofundamento da discussão sobre os contextos educacionais formais e nãoformais. Os procedimentos para a coleta de dados consistiram em levantamento bibliográfico, entrevistas semiestruturadas com professores e grupo focal com estudantes. Para tratamento dos dados utilizou-se o método de análise de conteúdo. Alunos e professores foram entrevistados e suas respostas, cotejadas e analisadas à luz do referencial teórico anteriormente apresentado. Como principal resultado, constata-se que as ações de uma prática de educação não-formal estabelecem relações de complementariedade com a educação formal, influenciando positivamente no desempenho escolar de alunos que vivem em situação de vulnerabilidade social, especialmente pela base afetiva construída diariamente através da motivação, do respeito e do acolhimento.
